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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O governo federal e suas interações digitais: uma análise da comunicação estratégica nas redes sociais Facebook e Twitter
Autor(es): Pires, Matheus Costa Simões
Primeiro Orientador: Corso, Kathiane Benedetti
1° Membro da banca: Goularte, Jeferson Luis Lopes
2° Membro da banca: Cassanego Jr. , Paulo Vanderlei
Resumo: As instituições públicas têm buscado ampliar seus canais de comunicação por meio do uso da internet, com destaque às redes sociais virtuais. A partir dessa nova forma do Governo relacionar-se com os cidadãos surge o Governo Eletrônico, mais recentemente chamado de Governo Digital. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo geral identificar a forma de comunicação e participação utilizada pelo Governo Federal em sua página no Facebook e seu perfil no Twitter. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio da análise das categorias dos conteúdos postados pelo Governo Federal em suas redes sociais Facebook e Twitter. As publicações foram classificadas, com base em Barros e Miola (2015), entre Transparência; Accountability; Participação; Prestação de serviços; Propaganda ou Outros, esta última foi subdividida pelo pesquisador em Conscientização e sensibilização; Dicas; Esclarecimentos e Reconhecimento e premiação. Realizou-se um levantamento de dados secundários, mediante acompanhamento diário das publicações no Facebook e Twitter do Governo Federal, dentre os meses de setembro e novembro de 2018. A pesquisa constatou que o Governo do Brasil adota estratégias de comunicação diferentes no Facebook e no Twitter, tendo em vista que a Propaganda prevalece nas publicações do Facebook, e a Transparência é o destaque nas postagens do Twitter. Além disso, verificou-se que ocorreu mais interação dos usuários em publicações com tema pouco explorado pelo Governo Federal, tanto no Facebook quanto no Twitter, o que sinaliza uma necessidade de mudança na estratégia comunicativa de ambas as redes sociais virtuais.
Abstract: Las instituciones públicas han buscado ampliar sus canales de comunicación a través del uso de Internet, con énfasis en las redes sociales virtuales. De esta nueva forma del Gobierno se refieren a los ciudadanos surge el Gobierno Electrónico, más recientemente llamado el Gobierno Digital. En este contexto, el presente estudio tuvo como objetivo general identificar la forma de comunicación y participación utilizada por el Gobierno Federal en su página de Facebook y su perfil de Twitter. Para lograr este objetivo, se realizó una investigación cualitativa mediante el análisis de las categorías de contenidos publicados por el Gobierno Federal en sus redes sociales Facebook y Twitter. Las publicaciones se clasificaron, con base en Barros y Miola (2015), entre Transparencia; Accountability; Participación; Prestación de servicios; Propaganda o Otros, este último se subdividió por el investigador en la Conciencia y la sensibilización; Consejos; Clarificación y Reconocimiento y premios. Hubo una encuesta de datos secundarios, a través del monitoreo diario de las publicaciones en Facebook y Twitter del Gobierno Federal, entre los meses de septiembre y noviembre de 2018. La investigación encontró que el Gobierno de Brasil adopta diferentes estrategias de comunicación en Facebook y Twitter, dado que la Propaganda prevalece en las publicaciones de Facebook y la Transparencia es el punto culminante en los mensajes de Twitter. Además, se encontró que se observó más interacción entre los usuarios en publicaciones con un tema no explorado por el Gobierno Federal, tanto en Facebook como en Twitter, lo que señala una necesidad de cambio en la estrategia comunicativa de ambas redes sociales virtual.
Palavras-chave: Redes sociais
Comunicação pública
Governo federal
Twitter
Facebook
Redes sociales
Comunicación pública
Gobierno federal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citação: PIRES, Matheus Costa Simões. O governo federal e suas interações digitais: uma análise da comunicação estratégica nas redes sociais Facebook e Twitter. 19p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3560
Data do documento: 12-Dez-2018
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