Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3557
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Cartonagem em sala de aula: uma perspectiva para produção textual no ensino de línguas |
Autor(es): | Avila, Fabio Vieira |
Primeiro Orientador: | Schneider, Vítor Jochims |
1° Membro da banca: | Nunes, Geice Peres |
2° Membro da banca: | Santos, Giane Rodrigues dos |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência docente em Língua Espanhola, realizado em turmas de primeiro ano do Ensino Médio, na qual são utilizadas técnicas de edição cartonera como ferramenta pedagógica para o ensino de produção textual. Inicialmente, são apresentados os conceitos orientadores de uma abordagem comunicativa do ensino de língua estrangeira que fundamentaram a prática docente. Num segundo momento, é apresentado um panorama histórico do movimento cartonero, explicando sua origem e seus possíveis efeitos na sala de aula. Em seguida, são apresentados relatos dos primeiros contatos com a instituição de ensino bem como das práticas de docência em que são utilizadas as técnicas de edição de livros cartoneros. Ao final, retomamos o referencial teórico para analisar alguns textos produzidos por alunos e questionar a produtividade das técnicas cartoneras como ferramentas pedagógicas criadoras de situações comunicativas. |
Resumen : | Este trabajo tiene como objetivo presentar un relato de experiencia docente en Lengua Española, realizado en clases de primero año de la Enseñanza Media, en la cual son utilizadas técnicas de edición cartonera como herramienta pedagógica para la enseñanza de producción textual. Inicialmente, son presentados los conceptos orientadores de un abordaje comunicativo de enseñanza de lengua extranjera que fundamentaron la práctica docente. En un segundo momento, es presentado un panorama histórico del movimiento cartonero, explicando su origen y sus posibles efectos en la clase de lenguas. En seguida, son presentadas noticias de los primeros contactos con la institución de enseñanza bien como de las prácticas de docencia en que son utilizadas las técnicas de edición de los libros cartoneros. Al final, retomamos las referencias teóricas para analizar algunos textos producidos por los alumnos y cuestionar la productividad de las técnicas cartoneras como herramientas pedagógicas criadoras de situaciones comunicativas. |
Palabras clave : | Cartonagem Abordagem comunicativa Produção textual Cartonaje Abordaje comunicativo Producción textual |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citación : | ÁVILA, Fabio Vieira. Cartonagem em sala de aula: uma perspectiva para produção textual no ensino de línguas. 77p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3557 |
Fecha de publicación : | 7-dic-2018 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Letras - Português e Espanhol |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FabioVieiraAvila2018.pdf | Fabio Vieira Avila 2018 | 3.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.