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Tipo: Relatório Técnico
Título: A construção do projeto político pedagógico das escolas do campo da rede municipal de Arroio Grande - RS - Brasil.
Autor(es): Añaña, Gisiane Vieira
Primeiro Orientador: Hammes, Lúcio Jorge
Resumo: O presente documento relata etapas de execução do Projeto de Intervenção intitulado “A Construção dos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas do Campo da Rede Municipal de Arroio Grande, RS/ Brasil”, construído com a finalidade de contribuir para qualificar a oferta de ensino nas escolas municipais do campo de Arroio Grande, a partir da introdução de novos paradigmas para orientar tanto as práticas de gestores como dos diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar no processo de produção coletiva de um Projeto Político Pedagógico que efetivamente represente seu ideais, interesses e demandas. Nessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa diagnóstica, como forma de identificar temas a serem contemplados nos espaços de formação. Ao longo de cinco meses, foram realizados dez encontros que envolveram a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Arroio Grande, gestores, docentes e funcionários de três escolas do campo. Os participantes foram desafiados à formulação e à adoção de estratégias que viabilizaram a produção coletiva de Projetos Políticos Pedagógicos próprios para cada unidade escolar.
Abstract: En este documento se describen los pasos para la implementación del Proyecto de Intervención titulado "Construcción de Proyecto Político Pedagógico de la Red Municipal de Escuelas Rurales Arroyo Grande, RS / Brasil", propuesto con el fin de calificar para contribuir a la provisión de educación en las escuelas municipales campo de Arroyo Grande, a partir de la introducción de nuevos paradigmas para guiar tanto a la práctica los administradores como los distintos segmentos que conforman la comunidad escolar en el proceso de producción colectiva de un Proyecto Político Pedagógico que representa con eficacia sus ideales, intereses y demandas. Desde esta perspectiva, hemos llevado a cabo un estudio de diagnóstico como una manera de identificar los temas que se abordarán en los espacios de formación. A lo largo de cinco meses, se realizaron diez partidos en los que participen representantes de la Educación Municipal de Arroyo Grande, administradores, profesores y personal de tres escuelas en el campo. Los participantes se enfrentan al reto de formular y adoptar estrategias que permitieron a la producción colectiva de política y pedagógica propios proyectos para cada escuela.
Palavras-chave: Projeto político pedagógico
Gestão democrática
Escola do campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/354
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

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