Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/353
Tipo: | Relatório Técnico |
Título: | Implementação da Lei 10.639-03 : rompendo com o silêncio em torno da educação das relações étnico-raciais. |
Autor(es): | Santos, Eliziane Sasso dos |
Primeiro Orientador: | Fiabani, Adelmir |
Resumo: | Formação docente para implementação da Lei 10.639/03 é a essência deste projeto ação/intervenção, pois a educação para as relações étnico-raciais ainda é um tema novo nas escolas. Sabemos, que na escola, as relações entre diferentes etnias aparecem com maior frequência. Este tema deve ser abordado nos currículos escolares, pois precisamos construir uma sociedade sem racismos, discriminações e mais humanizada. A Lei 10.639/03 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determinando que as escolas insiram conteúdos de História da África e cultura Afro-Brasileira nos currículos, deliberação que não vem sendo cumprida na íntegra. A fim de suprir uma lacuna na formação de professores na Microrregião de Santo Ângelo, no tocante à educação para as relações étnico-raciais, optamos pela execução do projeto ação/intervenção "Formação docente para implementação da Lei 10.639/03: rompendo com o silêncio em torno da educação das relações étnico-raciais”, exigência da etapa final do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa. Neste relatório constam os referenciais teóricos que balizaram nosso discurso na formação de professores e as ações referentes à execução do projeto ação/intervenção que foi desenvolvido em quatro municípios da Microrregião de Santo Ângelo: Eugênio de Castro, Entre-Ijuís, Santo Ângelo e Vitória das Missões. A primeira etapa do curso foi dividida em seis ações, realizadas nos referidos municípios. Cada ação constou de reflexão teórica, oficinas, análises de obras fílmicas e bibliográficas sobre a temática. Na segunda etapa, aconteceu a realização do I Seminário Regional Consciência Negra nas Missões, que ocorreu de forma itinerante nos mesmos locais onde incidiu o curso de formação. No seminário, deu-se a culminância do projeto com a socialização das ações realizadas nos municípios e a premiação dos melhores projetos. Neste evento, houve conferências e debates sobre a referida Lei, Consciência Negra e relações étnico-raciais. A educação é o melhor caminho para a construção de uma sociedade justa, sem racismos e discriminações. Com o projeto ação/intervenção, a universidade cumpriu sua função social com a comunidade onde está inserida, visto que contribuiu para a implementação da Lei, rompendo o silêncio em torno da educação para as relações étnico-raciais. |
Abstract: | Teacher training for implementation of Law 10.639/03 is the essence of this project action / intervention because education for ethnic-racial relations is still a new subject in schools. We know that in school, the relations between different ethnic groups appear more frequently. This issue should be addressed in school curricula, because we need to build a society without racism, discrimination and more humane. The amended Law 10.639/03 Law of Guidelines and Bases of National Education, mandating that schools enter contents of the History of Africa and Afro-Brazilian culture in the curriculum, that determination has not been met in full. In order to fill a gap in the training of teachers in Microrregion Sant'Angelo, with regard to education for ethnic-racial relations, we opted for implementing the project action / intervention "teacher training for implementation of Law 10.639/03: breaking the silence around the education of ethnic-racial relations, "requirement of the final stage of the Post-Graduate Professional Masters in Education, Federal University of Pampa. This report contains the theoretical framework that guided our discourse in teacher education and related actions implementation of the project activity / intervention that was developed in four municipalities of microrregion Sant'Angelo:. Eugenio de Castro, Entre-Ijuis, St. Angelo and Victory Missions The first step of course was divided into six shares held in those counties each. action consisted of theoretical reflection, workshops, analysis of film and bibliographic works on the subject. During the second stage, I happened to achievement of Black Consciousness Regional Seminar in Missions, which occurred on a mobile basis in the same locations where the focused training course. At the seminar, there was the culmination of the project with the socialization of shares held in counties and awarding the best projects. In this event, a number of conferences and debates on this law, Black Consciousness and ethnic-racial relations. Education is the best way to build a just society without racism and discrimination. With the project action / intervention, the university fulfill its social role in the community where it is located, since contributed to the implementation of the law, breaking the silence around education for ethnic-racial relations. |
Palavras-chave: | Lei 10.639/03 Formação docente Relação étnico-racial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/353 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eliziane Sasso dos Santos.pdf | Relatório Crítico-Reflexivo Mestrado | 9.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.