Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3518
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Geometria analítica: análise de coleções de livros didáticos do ensino médio sob a ótica dos registros de representação semiótica
Autor(es): Soares, Jocilene Castro Soares
Primeiro Orientador: Soares, Maria Arlita da Silveira
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar como a Geometria Analítica é proposta nas coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. Para tanto, optou-se por buscar aporte teórico nas ideias de Duval ao propor a teoria dos Registros de Representação Semiótica. A fim de atingir tal objetivo organizou-se a seguinte questão de pesquisa: Quais são os tipos de atividades propostas nas coleções de livros didáticos de Matemática, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (2015), no que tange aos conceitos de Geometria Analítica? O desenvolvimento deste trabalho seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa. A análise, das fontes de produção de dados, foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. As fontes de dados utilizadas foram três coleções de livros didáticos de Matemática. A análise destes recursos didáticos permitiu concluir que, aspectos da Teoria dos Registros Semióticos nos Livros Didáticos é atendida em partes, havendo destaque à conversão. Entretanto, não são explorados sentidos variados e não apenas as conversões em que a fórmula já foi apresentada. Além disso, verificou-se que a utilização dos softwares é proposta, apenas, por uma das coleções, contudo, são raras as atividades em que o autor sugere o uso deste recurso.
Resumen : This paper aims to analyze how Analytical Geometry is proposed in the High School Mathematics textbook collections. Therefore, it was decided to seek theoretical input in Duval's ideas when proposing the theory of the Semiotic Representation Registers. In order to achieve this goal the following research question was organized: What are the types of activities proposed in the collections of Mathematics textbooks, approved by the National Program of Textbook (2015), regarding the concepts of Analytical Geometry? The development of this work followed the presuppositions of qualitative research. The analysis of the sources of data production was performed through Content Analysis. The data sources used were three collections of Mathematics textbooks. The analysis of these didactic resources allowed us to conclude that aspects of Semiotic Records Theory in Textbooks are in parts answered, with emphasis on conversion. However, different meanings are not explored, not just the conversions in which the formula has already been presented. In addition, it was verified that the use of software is only proposed by one of the collections. However, the activities in which the author suggests the use of this resource are rare.
Palabras clave : Geometria analítica
Livros didáticos
Referencial curricular
Analytical geometry
Textbooks
Curricular referential
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
Citación : SOARES, Jocilene Castro. Geometria analítica: análise de coleções de livros didáticos do ensino médio sob a ótica dos registros de representação semiótica. 2017. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3518
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Exatas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Jocilene Castro Soares - 2017.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.