Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3451
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação do programa mais educação na Escola Municipal de Ensino Fundamental República Argentina |
Autor(es): | Souza, Sócrates Pereira de |
Primeiro Orientador: | Cruz, Claudete Robalos da |
1° Membro da banca: | Narvaes, Andréa Becker |
2° Membro da banca: | Sampaio, Thiago da Silva |
Resumo: | Este trabalho trata da avaliação de uma política pública na área da educação, o Programa Mais Educação, na Escola Municipal de Ensino Fundamental República Argentina, a qual está situada no município de São Borja-RS. O trabalho visou estabelecer as relações existentes entre assuntos como à reforma do estado, políticas públicas e educação. Especialmente, sobre o desenvolvimento de políticas voltadas para a educação em tempo integral. Foram realizadas entrevistas, observação estruturada e não participante, bem como a análise do discurso, a fim de proceder à avaliação do Programa mais Educação no contexto escolar pesquisado. Foi possível verificar a partir das entrevistas realizadas, que o respectivo programa foi satisfatório em partes, porque segmentos como a infraestrutura e recursos orçamentários foram compreendidos como negativos. Infraestrutura pela falta de espaço físico existente no educandário e recursos orçamentários pela interrupção da verba visando a continuidade do Programa Mais Educação na escola pesquisada. O trabalho realizado contribuiu com os estudos relacionados à Ciência Política, na medida em que por meio da avaliação de políticas públicas, foi possível verificar a participação social dos sujeitos envolvidos e a relação existente entre sociedade e Estado, governabilidade, e gestão dos recursos públicos. |
Abstract: | This work deals with the evaluation of a public policy in the area of education, the More Education Program, in the Municipal School of basic Education Republic of Argentina, which is located in the municipality of São Borja-RS. The work aimed to establish the relationships existing between issues such as state reform, public policies and education. Especially, on the development of policies aimed to the in fulltime education. Interviews were conducted, observation, structured and nonparticipant, as well as the analysis of the discourse, in order to proceed the evaluation of the program more Education in the school context researched. Was possible to check from the interviews conducted, that their program was satisfactory in partial, because segments such as infrastructure, and budgetary resources were understood as negative.Infrastructure the lack of physical space existing in the school and budgetary resources for the interruption of the budget aiming at the continuity of the Program More Education. The work done contributed with the studies related to political science, to the extent that bay means of the evaluation of public policies, it was possible to verify the social participation of the subjects involved and the existing relationship between society and the State, governance, management of public resources. |
Palavras-chave: | Educação Política pública Reforma do ensino Education Public policy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citação: | SOUZA, Sócrates Pereira de. Avaliação do programa mais educação na Escola Municipal de Ensino Fundamental República Argentina. 2016. 82p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3451 |
Data do documento: | 11-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Ciência Política |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sócrates Pereira de Souza 2016.pdf | 689.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.