???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3429
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.creatorPessano, Edward Frederico Castro-
dc.creatorPessano, Claudia Lisiane Azevedo-
dc.creatorDávila, Eliziane da Silva-
dc.creatorPuntel, Robson Luiz-
dc.date.accessioned2018-10-08T18:07:41Z-
dc.date.available2015-
dc.date.available2018-10-08T18:07:41Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPESSANO, Edward Frederico Castro, et al. O rio Uruguai como tema de contextualização integrador: estratégias pedagógicas interdisciplinares aplicadas ao ensino [recurso eletrônico]. Uruguaiana: Universidade Federal do Pampa, 2015. 162 p.pt_BR
dc.identifier.isbn9788563337382pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3429-
dc.description.abstractThis work is the result of a collective work that aims to collaborate with the improvement of educational processes through the contextualization of reality. In order to contemplate this perspective, the use of the Uruguay River Theme was chosen because it is an ecosystem of great relevance for Rio Grande do Sul, participating in various social, cultural, economic and environmental aspects. In this way, and based on previous works, it was possible to see that the Uruguay River theme is very interesting in the process of scientific literacy, allowing the students of Basic Education a greater interest in study and research. Thus, it is believed that from an initial problematization followed by a process of contextualized theorization, the formal contents of the curricular components can be inserted in a didactic, playful and articulated way, promoting the construction of new knowledge in a dialectical movement, breaking paradigms and contributing to the formation of social actors capable of transforming actions. In this sense, the present work is divided into two units, where chapters are initially presented that situate the educator in the importance of processes such as contextualization, interdisciplinarity, problematization, playfulness and the Uruguay River itself with thematic and in a second moment are presented in the form of chapters, some pedagogical strategies and activities based on playfulness and didactic games to be applied in Basic Education and that use with theme of application the river Uruguay in an interdisciplinary perspective. Finally, we express to all our readers our desire to collaborate in this complex and fundamental task of teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRio Uruguaipt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEstratégia Pedagógicapt_BR
dc.titleO Rio Uruguai como tema de contextualização integrador: estratégias pedagógicas interdisciplinares aplicadas ao ensinopt_BR
dc.title.alternativeThe Uruguay River as a theme of integrative contextualization: interdisciplinary pedagogical strategies applied to teachingpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEsta obra é o resultado de um trabalho coletivo que tem como objetivo central colaborar com a melhoria dos processos educacionais através da contextualização da realidade. Para contemplar essa perspectiva, o uso da Temática rio Uruguai foi escolhido por tratar-se de um ecossistema de grande relevância para o Rio Grande do Sul, participando de variados aspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais. Desta forma e baseado em trabalhos anteriores vislumbrou-se que a temática rio Uruguai se apresenta como muito interessante no processo de alfabetização científica, possibilitando aos estudantes da Educação Básica um maior interesse de estudo e pesquisa. Assim, acredita-se que a partir de uma problematização inicial seguido por um processo de teorização contextualizado, os conteúdos formais dos componentes curriculares possam ser inseridos de forma didática, lúdica e articulados, promovendo a construção de novos conhecimentos em um movimento dialético, quebrando paradigmas e contribuindo para formação de atores sociais capazes de ações transformadoras. Neste sentido a presente obra está dividida em duas unidades, onde inicialmente são apresentados capítulos que situam o educador para com a importância de processos como a contextualização, a interdisciplinaridade, a problematização, a ludicidade e do próprio rio Uruguai com temática e em um segundo momento são apresentados em forma de capítulos, algumas estratégias e atividades pedagógicas baseadas na ludicidade e em jogos didáticos para serem aplicados na Educação Básica e que usam com tema de aplicação o rio Uruguai em uma perspectiva interdisciplinar. Por fim, manifestamos a todos os leitores o nosso desejo de colaborar nessa complexa e fundamental tarefa de ensinar.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaiana-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciências Humanas-Livros e Capítulos de Livros

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
O rio Uruguai como Tema de contextualizacao integrador.pdf5.18 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???