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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3427
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Hora de falar de bullying: a extensão universitária como possibilidade de exercício das atividades e práticas de relações públicas |
Autor(es): | Austria, Josenia |
Primeiro Orientador: | Rhoden, Valmor |
1° Membro da banca: | Rhoden, Juliana Lima Moreira |
2° Membro da banca: | Silva, Marcela Guimarães e |
Resumo: | Este trabalho busca verificar as possibilidades de exercitar as atividades e práticas da área de Relações Públicas na Universidade, através da Extensão Universitária. Para contemplar tais objetivos, primeiramente o estudo aborda sobre a extensão universitária no Brasil, desde sua implantação no país, até suas diretrizes atuais, utilizando a pesquisa bibliográfica e documental, isto é, utilizando-se documentos e leis que a norteiam (PADUA, 2002). Da mesma forma, a reflexão que segue é trazida à compreensão de como é estruturado o curso de Relações Públicas, da Unipampa, ao que tange a extensão Universitária e ao seu desenvolvimento, bem como, compreender as qualificações e habilidades que o mercado profissional da área exige e que esta tem contribuído. Com a finalidade de embasar essa discussão, foi adotado o estudo de caso instrumental (GIL, 2002), utilizando-se para isso o Projeto de Extensão Hora de Falar de Bullying, desenvolvido no ano de 2013. Através destas dimensões observou-se que a extensão vai de encontro às necessidades de formação do acadêmico de Relações Públicas, em especial por apresentar peculiaridades indispensáveis para sua inserção no mercado de trabalho, ao que se refere ao pensar estratégico, técnicas de mobilização social e especialmente por gerenciar instrumentos em prol de uma sociedade mais ética e cidadã, pressupostos essenciais para sobrevivência numa época em que é indispensável conquistar a credibilidade e a confiança social e da opinião pública. A partir desses apontamentos, foi possível perceber que ainda são incipientes os estudos sobre a extensão universitária nas Relações Públicas. Em contraponto a isso, verificou-se que por ser uma área extremante estratégica, a partir da extensão surgem oportunidades que possibilitam vivências que contribuirão para as necessidades exigidas para a profissionalização, antecipando experiências, com o apoio de orientação para dar o respaldo para as tomadas de decisão, pró-atividade, autonomia, empreendedorismo, criatividade, criticidade, que resultam em aprendizado. |
Abstract: | This work aims to verify the possibilities of exercising the activities and practices in the area of Public Relations at the University, through the University Extension. In order to contemplate these objectives, the study focuses primarily on the university extension in Brazil, since its implementation in the country until their current guidelines, using the literature search, i.e., using documents and laws that guide the study (PADUA , 2002). Similarly, a reflection that follows is brought to understanding how the Public Relations course of UNIPAMPA is structured from the point of view of university extension, as well as understand the qualifications and skills that the professional market area requires and what this has contributed. Aiming to support this discussion, one instrumental case study (GIL, 2002) was adopted, using it for the Project of Extension of “Time to Talk Bullying”, developed in the year 2013. Through this, it was observed that extension meets the training needs of students of public relations, especially by presenting peculiarities indispensable to their insertion in the labor market, which refers to strategic thinking, social mobilization techniques and especially for managing instruments in favor of a society more ethics and citizenship, key assumptions for survival at a time when it is essential to gain the credibility and social public confidence. From these notes, it is noted that the studies are still incomplete in the Public Relations course. In contrast to this, it was found that this is a strategic area. The university extension enables the appearance of opportunities that enable experiences that will contribute to the professional required needs, anticipating experiences with support guidance to generate decision-making, pro-activity, autonomy, entrepreneurship, creativity, criticality, resulting in learning. |
Palavras-chave: | Relações Públicas Ensino superior Assédio Extensão Universitária Bullying Public relations Higher education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citação: | AUSTRIA, Josenia. Hora de falar de bullying: a extensão universitária como possibilidade de exercício das atividades e práticas de relações públicas. 2014. 72p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3427 |
Data do documento: | 25-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Relações Públicas |
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