???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3425
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: As estratégias de comunicação adotadas pela igreja católica, a partir dos posicionamentos do Papa Francisco
Autor(es): Batista, Aline Mattoso
Primeiro Orientador: Gonçalves, Carmem Regina Abreu
1° Membro da banca: Silva, Marcela Guimarães e
2° Membro da banca: Rhoden, Valmor
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso buscou compreender a comunicação estratégica da Igreja Católica, a partir dos posicionamentos adotados pelo atual líder do catolicismo, Papa Francisco. Com isso alguns conceitos relacionados à comunicação foram estudados, com a finalidade de obter um embasamento para análise comunicacional no interior da Igreja Católica, assim como para a construção de um cenário favorável a compreensão das ações desenvolvidas por eles. O trabalho apresenta a contextualização histórica da organização religiosa, além de uma breve passagem do desenvolvimento da comunicação estratégica na organização a nível mundial. Os conceitos abordados com profundidade e que se fazem presentes em caráter essencial, foram os de comunicação organizacional e de imagem pública. Para que chegássemos à resposta do problema de pesquisa, escolheu-se como objeto de análise o site G1, onde todas as matérias publicadas no mês de novembro de 2014 foram analisadas e atribuídas às categorias da área da comunicação - cultura organizacional, tabu ou imagem pública - da organização, que mais se encaixou. Logo, após a análise do conteúdo e da identificação das categorias que tiveram ênfase no estudo, as matérias publicadas com maior cobertura pelo site G1, também estiveram em destaque no trabalho. O método utilizado para estudar os primórdios comunicacionais da Igreja Católica e as técnicas adotadas pelo Papa Francisco na atualidade, foram à pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Como resultado desse estudo, identificamos que há uma influência da cultura própria trazida pelo Papa Francisco, a ser inserida no contexto histórico da Igreja Católica, ou seja, uma nova cultura organizacional está sendo desenvolvida, através dos posicionamentos adotados pelo Pontífice, no ambiente católico.
Abstract: This course conclusion work aimed at understanding the strategic communications for the Catholic Church, from the positions adopted by the current leader of Catholicism, Pope Francisco. Thus some concepts related to communication were studied, in order to obtain a basis for communication analysis within the Catholic Church, as well as for the construction of a favorable scenario to understand the actions taken by them. This paper presents the historical background of the religious organization and a brief passage from how was the communication input in the organization worldwide. The concepts covered in depth and that are present in essential character, were the organizational communication and public image. For us to get to the search problem of response, was chosen as the object of analysis the G1 site, where all materials published in November 2014 were analyzed and assigned to the communication area categories - organizational culture, taboo or public image - the organization that more fell into place. Soon after the analysis of the content and identification of categories that had the greatest emphasis on the study, the materials made available more coverage for the G1 site were also highlighted at work. The method used to study the communication beginnings of the Catholic Church and the techniques adopted by Pope Francisco today, were the bibliographic research and content analysis. The results of this study, we identified that there is an influence of the culture brought by Pope Francisco, to be inserted in the historical context of the Catholic Church, that is, a new organizational culture is being developed through the positions adopted by the Pope in the Catholic environment.
metadata.dc.subject: Comunicação
Igreja Católica
Francisco, Papa, 1936
Cultura organizacional
Catholic church
Communication
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: BATISTA, Aline Mattoso. As estratégias de comunicação adotadas pela igreja católica, a partir dos posicionamentos do Papa Francisco. 2015. 60p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3425
metadata.dc.date.issued: 20-Jan-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Relações Públicas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Aline Mattoso Batista (2015).pdf643.25 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???