Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3418
Tipo: Livro
Título : Educação e saúde no contexto escolar
Autor(es): Copetti, Jaqueline
Folmer, Vanderlei
Resumo: Este livro trata de conceitos e propostas que procuram incutir nas pessoas o senso de responsabilidade pela saúde individual e coletiva, assim como a capacidade de participar da vida comunitária de uma maneira construtiva. A escola, como ambiente de ensino-aprendizagem, convivência e crescimento, é o espaço ideal para o desenvolvimento de ações educativas que visem à promoção da saúde, pois influencia significativamente comportamento, conhecimento, senso de responsabilidade e capacidade de observar, pensar e agir em crianças e adolescentes. Assim, entende-se que a educação em saúde é necessária à promoção da saúde e que a escola é o melhor lugar para o desenvolvimento dessas ações. Com o objetivo de dar conta dos desafios propostos, organizamos esta obra em duas partes. Primeiramente, abordamos a “Contextualização da Temática Saúde”, onde os autores apresentam diferentes percepções sobre saúde no contexto escolar e discutem os desafios presentes na execução da promoção da saúde no ambiente escolar com diferentes ferramentas metodológicas e diferentes atores envolvidos. Na segunda parte, são apresentadas as vivências dos autores relacionadas às “Diferentes Experiências de Abordagem do Tema Saúde na Escola”. Nomeadamente, são ilustradas e discutidas questões relacionadas à alimentação saudável, prática de atividade física, prevenção de doenças e agravos não transmissíveis, saúde cardiovascular, saúde nos Anos Iniciais de escolarização, atividades recreativas, educação sexual, dentre outras. Particularmente, debate-se também a importância da inclusão escolar vista como uma questão multi/interdisciplinar e os entendimentos dos docentes sobre o tema saúde no contexto escolar. Entendemos que professores de Ensino Fundamental e Médio e alunos dos cursos de graduação são leitores para quem a literatura disponível a respeito de Educação e Saúde no Contexto Escolar ainda é pouco significativa. Com esse intuito, apresentamos textos que abordam esta temática relacionando-os mais diretamente às práticas de ensino, na tentativa de promover um encontro maior entre a pesquisa que se faz na Universidade e a orientação que o ensino exige, seja de Ciências e Educação Física, seja dos Temas Transversais.
Resumen : This book deals with concepts and proposals that seek to instill in people a sense of responsibility for individual and collective health as well as the ability to participate in community life in a constructive way. The school, as a teaching-learning environment, coexistence and growth, is the ideal space for the development of educational actions aimed at health promotion, as it significantly influences behavior, knowledge, sense of responsibility and ability to observe, think and act in children and adolescents. Thus, it is understood that health education is necessary for the promotion of health and that the school is the best place for the development of these actions. In order to meet the challenges proposed, we organize this work in two parts. Firstly, we approach the "Contextualization of Health Thematic", where the authors present different perceptions about health in the school context and discuss the present challenges in the execution of health promotion in the school environment with different methodological tools and different actors involved. In the second part, the experiences of the authors related to the "Different Experiences of Approaching the Health Theme in the School" are presented. In particular, issues related to healthy eating, physical activity, prevention of noncommunicable diseases and diseases, cardiovascular health, health in the Initial Years of schooling, recreational activities, sex education, among others, are illustrated and discussed. In particular, the importance of school inclusion seen as a multi / interdisciplinary issue and the teachers' understanding of health in the school context is also discussed. We understand that elementary and middle school teachers and undergraduate students are readers for whom the available literature regarding Education and Health in the School Context is still insignificant. With this aim, we present texts that approach this theme by relating them more directly to teaching practices, in an attempt to promote a greater encounter between the research that is done in the University and the orientation that the teaching requires, be it Science and Physical Education, cross-cutting themes.
Palabras clave : Educação
Saúde
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citación : COPETTI, Jaqueline; FOLMER, Vanderlei (Orgs.). Educação e saúde no contexto escolar [Recurso eletrônico]. Uruguaiana: Unipampa, 2015. 342 p.ISBN 9788563337375.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3418
Fecha de publicación : 2015
Aparece en las colecciones: Ciências da Saúde-Livros e Capítulos de Livros

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Livro-Educação-e-Saúde-no-Contexto-Escolar.pdf2.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.