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dc.contributor.advisor1Guindani, Joel Felipe-
dc.creatorMarion, Leonardo Oliveira-
dc.date.accessioned2018-10-08T12:18:06Z-
dc.date.available2018-10-08T12:18:06Z-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.citationMARION, Leonardo Oliveira. A comunicação organizacional em instituições religiosas: relatos etnográficos do Centro Espírita de Umbanda São Jorge. 2015. 74p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3414-
dc.description.abstractThe present course conclusion research sought to study the organizational communication on religious institutions. I was chosen, as research object, the Centro Espírita de Umbanda São Jorge (CEU São Jorge), from the city of São Borja, located to the west borderline of Rio Grande do Sul. The research aimed to comprehend the organizational communication, from its techniques in the public relations, on CEU São Jorge, looking for the identification of utilized instruments of communication; analyze forms of producing and dissemination of those instruments; diagnose CEU’s public; identify its communication forms happening along those sessions (faithful’s reunions); and to point hierarchies and understand the way relations are established between these individuals on the institution space. Ethnography were our chosen methodology and it helped us in the approximation to the individuals. It’s an ethnographic observation and not properly an ethnographic research, in the pattern of an anthropological approach, but communicational. To help the investigative objectives of the study, it was chosen as research methodology the in-depth interview and the participating research once these are the most suitable methodologies to the proposed objectives. As result, we identify that this kind of religious organization is also an space for public relation’s professional acting, although with more compassionate and focused on interpersonal relations and also respect to the other person, because once there is no respect to another individual, it’s unthinkable the existence of public relations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectCultos afro-brasileirospt_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectCentro Espírita de Umbanda São Jorgept_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCommunication in organizationspt_BR
dc.subjectAfro Cultspt_BR
dc.titleA comunicação organizacional em instituições religiosas: relatos etnográficos do Centro Espírita de Umbanda São Jorgept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8630362746407255pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2519320965882266pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcela Guimarães e-
dc.contributor.referee2Almeida, Cristóvão Domingos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2395230202223375pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso buscou estudar a comunicação organizacional em instituições religiosas. Para tanto, escolheu-se como objeto de pesquisa o Centro Espírita de Umbanda São Jorge (CEU São Jorge), da cidade de São Borja, localizada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. A pesquisa visou compreender a comunicação organizacional, a partir de suas técnicas em relações públicas, no CEU São Jorge, procurando identificar os instrumentos de comunicação utilizados; analisar as formas de produção e de veiculação desses instrumentos; diagnosticar os públicos do CEU; identificar as formas de comunicação que acontecem durante as sessões (como são chamadas as reuniões dos fiéis); e apontar as hierarquias e perceber como se dão as relações entre esses sujeitos no espaço da instituição. A Etnografia foi nossa metodologia escolhida e nos auxiliou na aproximação com os sujeitos. Trata-se de uma observação etnográfica e não propriamente de uma pesquisa etnográfica, aos moldes de uma abordagem antropológica, mas comunicacional. Para se auxiliar os objetivos investigativos do trabalho, escolheu-se como metodologia de pesquisa a entrevista em profundidade e a pesquisa participante por serem as técnicas metodológicas mais adequadas aos objetivos propostos. Como resultado, identificamos que esse tipo de organização religiosa também é um espaço para a atuação do profissional de relações públicas, porém com um olhar mais sensível e focado nas relações interpessoais e no respeito ao outro, pois se não há comunicação sem o respeito ao outro, é impensável que haja relações públicas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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