???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3409
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008
Autor(es): Silveira, Vanio Aderi Machado
Primeiro Orientador: Pereira, João Antônio Gomes
1° Membro da banca: Azevedo, Domingos Sávio Campos de
2° Membro da banca: Rocha, Marcelo da Silva
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo de multicaso da eleição municipal majoritária de São Borja no ano de 2008. A questão problema é: Quais as estratégias de marketing político presentes na campanha eleitoral dos candidatos a prefeito de São Borja em 2008? Segundo os objetivos geral foi identificar as estratégias de marketing político empregadas no período eleitoral do ano de 2008 pelos candidatos a prefeito no município de São Borja. Quanto à metodologia a coleta dos dados teve como fonte as informações do banco de dados do tribunal regional eleitoral e as peças gráficas inseridas durante o período de campanha eleitoral em um jornal local da cidade. Quanto aos resultados foi verificado que as três coligações aplicaram estratégias de marketing político, duas coligações apresentaram temas de apelos e, tipos de propaganda política iguais; os maiores investimentos em comunicação integrada de marketing nas três candidaturas foram dentro de uma mesma estratégia. Consideramos que a utilização das estratégias de marketing político nessa campanha eleitoral esteve parcialmente estruturada dentro das orientações teóricas tomadas como referencias. Destacamos que a coligação que mais utilizou das estratégias de marketing político foi à candidatura vencedora no pleito, isto pode colocar em evidências que os resultados estão relativos ao uso do marketing político.
Abstract: El presente estudio trata de un estudio de caso de las elecciones municipales la mayoría de San Borja en 2008. El tema principal fue lo que las estrategias de marketing en la campaña de los candidatos presentes político "a la alcaldía de San Borja en el 2008? De acuerdo con la finalidad de contribuir a identificar las estrategias de marketing empleadas durante las elecciones políticas en 2008 por los candidatos a la alcaldía en el municipio de San Borja. En cuanto a la metodología de recolección de datos fue de suministrar las bases de datos de información de los tribunales electorales regionales y los elementos gráficos insertados durante la campaña electoral en un periódico local en la ciudad. En cuanto a los resultados se verificó que las tres coaliciones han implementado estrategias de marketing político, dos coaliciones han presentado apelaciones y los temas, los mismos tipos de propaganda política, las mayores inversiones en comunicaciones de marketing integradas en las tres aplicaciones estaban dentro de la misma estrategia. Creemos que el uso de estrategias de marketing en esta campaña política ha sido parcialmente estructurada dentro de las pautas tomadas como referencias teóricas. Hacemos hincapié en que la coalición que la mayoría utiliza estrategias de marketing político fue la oferta ganadora en la elección, esto puede poner en evidencia que los resultados están relacionados con el uso del marketing político.
metadata.dc.subject: Marketing político
Propaganda Política
Campanha eleitoral
Estratégia (Filosofia)
Eleições municipais
São Borja, RS
Campaña electoral
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: SILVEIRA, Vanio Aderi Machado. Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008. 2010. 104p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3409
metadata.dc.date.issued: 7-Dec-2010
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Vanio Aderi Machado Silveira 2010.pdf1.54 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???