Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3402
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Escolha profissional em educação física: compreendendo o cenário da Unipampa
Otros títulos : Professional choice in physical education: comprising the scenery of Unipampa
Autor(es): Marasca, Luciano Tadiello
Primeiro Orientador: Bergmann, Mauren Lúcia de Araújo
Resumo: O momento em que refletimos sobre nossa escolha profissional que almejamos para nosso futuro, nunca será algo de simples decisão ou compreensão. A influência de pais ou parentes próximos, a indecisão profissional, uma escolha a ser feita e quase sempre na adolescência, fase onde ocorrem inúmeras mudanças biológicas, psicológicas e sociais. A carreira docente é marcada por provações, dilemas e conquistas que refletem no processo de como o professor percebe-se e sente-se no ambiente de trabalho, na busca da qualificação pessoal e profissional. É de suma importância reconhecer o percurso da escolha profissional, porque isso poderá implicar na sua atuação profissional e realização pessoal. Trata-se de um estudo transversal quantitativo cujo objetivo foi compreender quais os fatores que podem influenciar a escolha pelo curso de licenciatura em Educação Física na Unipampa. A coleta de informações foi realizada através de questionário composto de dois blocos: o primeiro bloco abordou informações relacionadas aos dados pessoais, e aspectos socioeconômicos e o segundo bloco abrangeu questões sobre a escolha pelo curso de Licenciatura em Educação Física e quais as expectativas dos estudantes em relação à sua formação. As informações foram analisadas utilizando a estatística descritiva e a frequência absoluta e relativa das informações O tema escolhido permitiu reconhecer as subjetividades dos discentes e assim compreender de que forma as experiências formativas aparecem nas reflexões críticas e no reconhecimento do papel do professor de Educação Física na sociedade. O estudo mostra que a disponibilidade do curso noturno influenciou os alunos na escolha, pois muitos alunos trabalham durante o dia e assim conseguem conciliar ambas as tarefas, outro dado significativo é o gosto pela parte prática do curso e também ter uma relação muito próxima com esportes.
Resumen : The moment we reflect on our professional choice that we aim for for our future, will never be something of simple decision or understanding. The influence of parents or close relatives, professional indecision, a choice to be made and almost always in adolescence, a stage where innumerable biological, psychological and social. The teaching career is marked by trials, dilemmas and achievements that reflect in the process of how the teacher perceives and feels in the work environment, in the personal and professional qualification. It is of the utmost importance to recognize the professional choice, because this may imply in their performance professional and personal fulfillment. This is a cross-sectional quantitative study whose objective was to understand the factors that may influence the choice degree in Physical Education at Unipampa. The collection of information was through a questionnaire composed of two blocks: the first block addressed information related to personal data, and socioeconomic aspects and the second block questions about the choice of the undergraduate degree in Physical Education and expectations of their students. The information was analyzed using the descriptive statistics and the absolute and relative frequency of the information The chosen theme allowed to recognize the subjectivities of the students and thus understand how the formative experiences appear in the critical reflections and in the recognition of the role of Physical Education teacher in society. The study shows that the availability of the evening course influenced the students in the choice, because many students work during the day and thus are able to reconcile both tasks, other significant data is the taste for the practical part of the course and also have a very close to sports.
Palabras clave : Educação física
Physical education
Educação física escolar
Cultura
Docência
School physical education
Teaching
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citación : MARASCA, Luciano Tadiello. Escolha profissional em educação física: compreendendo o cenário da Unipampa. 13 p. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Uruguaiana, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3402
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Luciano Tadiello Marasca.pdf96.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.