???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3339
Tipo: | Relatório Crítico-Reflexivo |
metadata.dc.title: | Mulher, negra e estudante : gênero e raça na educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Brochado, Juliana da Rosa |
Primeiro Orientador: | Machado, Juliana da Rosa |
1° Membro da banca: | Escobar, Giane Vargas |
2° Membro da banca: | Pozzobon, Marta Cristina Cezar |
3° Membro da banca: | Perondi, Maurício |
Resumo: | Este relatório crítico reflexivo apresenta o resultado da pesquisa do tipo intervenção pedagógica de caráter qualitativo, que teve como objetivo problematizar com os professores da EJA as questões de gênero e raça a fim de construir estratégias que favoreçam a manutenção das mulheres negras na escola. Realizado na EMEF Olavo Bilac, Pelotas/RS com as professoras e professores desta modalidade de ensino, teve na metodologia a intervenção pedagógica através de seis encontros, denominados “Encruzilhamentos coletivos”, espaço em que os sujeitos trouxeram suas reflexões acerca do estudo. O material de pesquisa se compôs das suas escritas no questionário de questões abertas, no portfólio virtual e no diário de campo, junto às práticas de reflexão sobre o fazer pedagógico, bem como o estudo das categorias de gênero e raça e dos conceitos que permeiam estas categorias. Assim, construí um trabalho afrocentrado e afro referenciado a partir das intelectuais negras Nilma Lino Gomes, Ângela Davis, Chimamamda Adichie, Sueli Carneiro, Lélia Gonzalez, com quem tenho formulado minhas reflexões e minhas proposições. A análise se deu a partir de três categorias, Mulheres Negras na Eja: Trajetórias de resistência no contraponto das mediações pedagógicas, que visibilizou a mulher negra a partir do questionamento de quem são e quais seus percursos; A força das representações nas práticas e concepções dos professores trouxe a forma com que as categorias de gênero e raça tem repercutido nas suas intervenções pedagógicas e em suas vivências. E na terceira categoria A resistência feminina Negra: Experiências e expectativas que visou analisar a partir da bagagem interventiva dos nossos estudos e trocas, as compreensões dos professores e como estas se estenderam em suas expectativas. O estudo resultou na tomada de consciência dos sujeitos da pesquisa quanto a relevância em reconhecer as realidades das alunas da EJA, assim como da necessidade de oportunizar espaço para acolher suas crianças durante o momento de suas aulas e, além disso, assegurar para que estas mulheres possam ter atendimento que cuide de sua saúde física e mental. |
Abstract: | This Critical-reflective, report presents the results of qualitative research that aimed to discuss with teachers of young and adult education gender and race issues in order to build strategies that promote the maintenance of black women at the school. Held at EMEF Olavo Bilac, Pelotas/RS with the teachers and teachers of this modality of education emerged from the initial diagnosis carried out in school documents in which features such as highest withdrawal women and black women. The intervention provided the collective training, having to make reflection practices teaching activities as well as the study of gender and race categories and concepts that pervade these categories So, I built a work afrocentrado and referenced from the afro black intellectuals Nilma Lino Gomes, Angela Davis, Chimamamda Adichie, Sueli Carneiro, Lélia Gonzalez, as who I have formulated my thoughts and my propositions. The methodology used was the pedagogical intervention through the dates, space in which the subject brought their reflections about the study, it is written in the questionnaire of open questions, the virtual portfolio, and the field journal. Based on completion of the analysis of what was said and written I realize that teachers (s) recognize that these categories are responsible for violence and social exclusions, but relate the class also as a facilitator of the departures of students. Exposed that this study made it possible to review not only the actions of the classrooms, but their craving to be at the front of these issues every day. It will register as these issues and learning not to be part of their future practice. |
metadata.dc.subject: | Gênero Raça Educação de jovens e adultos Gender Race EJA |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3339 |
metadata.dc.date.issued: | 18-Jul-2018 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
JulianadaRosaBrochado2018.pdf | Juliana da Rosa Brochado 2018 | 1.04 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???