Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3331
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma biblioteca para o desenvolvimento de aplicações de projeção interativa
Autor(es): Alves, Maicon Robson da Silva
Primeiro Orientador: Thielo, Marcelo Resende
Resumo: Desde a adoção do par teclado/monitor como dispositivo padrão de entrada e saída, diversas novas formas de interação com computadores foram criadas, sendo que uma das mais promissoras atualmente é a projeção interativa. Com a projeção interativa, é possível exibir uma imagem e transmitir instruções a um computador através de reconhecimento de mãos, objetos, detecções de toques, sombras, gestos, entre outros. Com isso, torna-se possível o desenvolvimento de aplicações que interpretem entradas de uma câmera ou outro dispositivo auxiliar, bem como exibam, com o auxílio de um projetor, imagens sensíveis a estas instruções sobre superfícies planas ou curvas. Embora soluções deste tipo já existam individualmente, combiná-las para desenvolver aplicações de projeção interativa ainda é uma tarefa que demanda conhecimento profundo sobre os algoritmos envolvidos e a escrita de muitas linhas de código. O objetivo deste trabalho é facilitar o desenvolvimento de aplicações de projeção interativa, através do desenvolvimento de uma biblioteca que combine diferentes soluções de entrada e saída, reunidas em funcionalidades acessíveis e fáceis de serem utilizadas. A biblioteca desenvolvida utiliza recursos disponíveis na biblioteca de visão computacional OpenCV. Funções já existentes foram unidas a algoritmos encontrados na literatura da área para compor novas funções direcionadas para aplicações de projeção interativa. Como resultados obtidos neste trabalho, temos uma biblioteca desenvolvida em C++, baseada em OpenCV e implementações próprias, que integra os recursos desta com os recursos que implementamos, no sentido de simplificar o desenvolvimento de aplicações de projeção interativa. Por fim, avaliamos sua validade, desenvolvendo uma aplicação piloto para demonstrar o uso das suas funcionalidades. Com o uso desta biblioteca, foi possível construir uma aplicação de projeção interativa com um número menor de linhas de código e uma menor complexidade. Dessa forma, é possibilitado ao usuário uma diminuição nos esforços de programação para integrar projetor e câmera na captura de comandos e geração de imagem, respectivamente, em aplicações interativas. Como trabalhos futuros, temos em vista a otimização dos métodos desenvolvidos para detecção da interação com a projeção, bem como a criação de novos métodos para ampliar a cobertura dos requisitos descobertos durante a pesquisa bibliográfica.
Abstract: Since the adoption of the keyboard/monitor pair as the input and output standard device, several new forms of computer interaction have been created. Currently one of the most promising is the interactive projection. With interactive projection, it is possible to display an image and transmit instructions to a computer through hands recognition, objects, touch detection, shadows, gestures, and others. Therewith, it is possible to develop applications to interpret inputs from a camera, or other auxiliary device, as well as display, with the help of a projector, images that are sensitive to these instructions on flat or curved surfaces. Although solutions of this type already exist individually, combining it in order to develop interactive projection applications is still a task that demands a deep algorithm knowledge and writing many lines of code. This paper objective is to easy the development of interactive projection applications, throughout the development of a library which combines various input and output solutions gathered in accessible and easy-to-use functionalities. The developed library is based on resources available in the OpenCV computer vision library. Existing functions have been linked to the algorithms found in the field literature to create new functions directed to interactive projection applications. As result, we obtained a library developed in C ++, which integrates owngenerated resources to the OpenCV in order to simplify interactive projections application development. Finally, as a functionality quality and validity check, we had developed a pilot application. With the use of this library it was possible to build an interactive projection application with a lower amount of code lines and complexity. Therefore, we provided a reduction in programming efforts to integrate a projector to a camera, to capture and image generation commands, respectively, into interactive applications. As future work, we aim to optimize the methods developed to detect the interaction with the projection, as well as the creation of new methods to extend the coverage of the requirements discovered during the bibliographic research.
Palavras-chave: Ciência da computação
Projeção interativa
Biblioteca
Computação visual
Computer science
Interactive projection
Library
Visual computing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citação: ALVES, Maicon Robson da Silva. Uma biblioteca para o desenvolvimento de aplicações de projeção interativa. 99 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3331
Data do documento: 26-Jun-2018
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maicon Robson da Silva Alves 2018.pdf11.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.