Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3300
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fazendo gênero: um estudo sobre a publicidade da boneca Barbie como meio de educação informal
Autor(es): Fraga, Flavia Miranda
Primeiro Orientador: Azevedo, Domingos Sávio Campos de
1° Membro da banca: Coutinho, Renata Patricia Corrêa
2° Membro da banca: Lubeck, Elisa
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso propõe-se a compreender como se dá a ação pedagógica da mídia, no que se refere à identidade de gênero. O objeto empírico escolhido para essa pesquisa é o filme publicitário da campanha “Quero ser...”, criada pela fabricante americana Mattel para a boneca Barbie. Para isso realizou-se uma análise dos significados deste anúncio, e a pesquisa foi fundamentada nos estudos acerca da cultura de massa, pedagogia cultural e gênero.
Abstract: This paper proposes completion of course is to understand how the pedagogical action of the media in relation to gender identity. The empirical object chosen for this research is the film's publicity campaign "I want to be ...", created by the American manufacturer Mattel for Barbie doll. For this we carried out a review of the meanings of this announcement, and the research was based on studies about mass culture, gender and cultural pedagogy.
Palavras-chave: Mídia – Planejamento
Publicidade
Cultura
Identidade de gênero
Anúncios - Aspectos psicológicos
Barbie
Media – Planning
Publicity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: FRAGA, Flavia Miranda. Fazendo gênero: um estudo sobre a publicidade da boneca Barbie como meio de educação informal. 2013. 50p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3300
Data do documento: 20-Mai-2013
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLAVIA MIRANDA FRAGA 2013.pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.