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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A variação na fala que se reproduz na escrita: uma pesquisa com alunos de terceiro e nono ano do ensino fundamental
Autor(es): Castro, Pâmela Oliveira de
Primeiro Orientador: Simioni, Taíse
Resumo: A presente pesquisa tem por intuito analisar a variação na escrita de alunos de terceiro e nono ano do ensino fundamental que é desencadeada pela variação linguística presente na fala. A partir desta pesquisa, compreenderemos sobre a influência que a fala possui sobre a escrita em seu processo de apropriação. O objetivo do referido trabalho é verificar os fenômenos linguísticos presentes na escrita de alunos de terceiro e nono ano e categorizar esses dados, com a intenção de obter um maior entendimento sobre eles; também nosso intuito se baseou na comparação dos fenômenos apresentados na escrita, para que assim ocorresse a observação de quais fenômenos foram extintos e quais permaneceram na escrita dos alunos de nono quando comparados aos de terceiro. Percebendo que ocorrem na escrita dos alunos alguns fenômenos desencadeados pela variação presente na fala, o professor precisa saber lidar com os erros ortográficos que surgirão na escrita dos alunos; muitos desses erros serão desencadeados pela influência da oralidade na escrita. Como relata Zorzi (1998), o erro pode ser o indício do processo de transformação da linguagem oral para a linguagem escrita, e, se forem entendidos dessa forma, certos erros poderão ser compreendidos e não serão mais encarados como um problema de aprendizado. Na fundamentação teórica, veremos, assim como a posição de Zorzi (1998), outros teóricos que embasaram a presente pesquisa. A metodologia proposta nesta pesquisa seguiu a sequência de dois testes que foram aplicados em turmas de terceiro e nono ano de duas escolas públicas localizadas no município de Bagé/RS. No teste 1, os alunos ouviram um conto nas duas turmas e logo depois rescreveram este conto. O segundo teste foi a apresentação de imagens que descreviam ações. Os alunos observaram as imagens e logo após escreveram o que cada uma significava. Os contos e as imagens foram adequados para a idade dos alunos. Com a análise percebemos que os fenômenos linguísticos presentes na escrita dos alunos que se apresentaram foram a transcrição fonética, a hipercorreção, a aférese, o apagamento do /r/ do infinitivo, a não marcação da concordância verbal e a monotongação. Constatamos diante dos fenômenos observados que o fenômeno por transcrição, foi mais desenvolvido na turma de terceiro ano, e a monotongação foi mais apresentada na escrita dos alunos de nono ano.
Abstract: The purpose of this study is to analyze the writing variation from the third grade students of high school and ninth grade elementary school, which is unleashed by the linguistic variation presents on speaking communication. From this research, we understand about the influence that speaking competence has on writing process of appropriation. The aims of this study is to verify the linguistics phenomena present on the writing from third grade students and ninth grade students and also to categorize these data with the intention of to achieve a better understanding about it. Our intention was based on comparison from the writing phenomena presented. Through that, we can analyze which phenomena were extinct and which phenomena still occurs on the writing from ninth grade students when compared with third grade students. A lot of these errors will be unleashed by the speaking influence on the writing. According to Zorzi (1998), error may indicate the transformation from oral language to writing language and, if it is understood in this way, some errors may be comprehended and not longer seen as a problem from learning process. On our theoretical basis will be seen, as Zorzi’s position (1998), other theorists who supported this present study. The methodology presented in this research followed a sequence of two tests, which were applied to a third and a ninth grade classes from two public schools, located in Bagé/RS. In the first test, students from the two groups listened to a story and after that they rewrote it. In the second test were presented to students some pictures which were described some actions. Students observed the images and after that they wrote what each picture meant. The stories and images were suitable to students’ age. We perceived through this analysis that linguistics phenomena present on students writing were phonetic transcription, hypercorrection, aphaeresis, deletion of /r/ from infinitive, the non-marking of verbal agreement and use of monophthongs. We also perceived through that transcription phenomena was more developed on third grade and monophthong phenomena was more presented on the writing from ninth grade students.
Palavras-chave: Fala
Escrita
Variação linguística
Speaking
Writing
Linguistic variation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: CASTRO, Pâmela Oliveira de. A variação na fala que se reproduz na escrita: uma pesquisa com alunos de terceiro e nono ano do ensino fundamental. 56 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3258
Data do documento: 16-Dez-2016
Aparece nas coleções:Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

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