Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3243
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A cultura de consumo no seriado skins: a construção da identidade cultural do jovem
Autor(es): Souza, Cristina Maria Cupertino de
Primeiro Orientador: Strassburger, Damaris
1° Membro da banca: Feitosa, Sara Alves
2° Membro da banca: Andres, Fernanda Sagrilo
Resumo: Esta monografia tem como temática central a cultura de consumo e sua relação na construção da identidade. O objetivo geral é verificar como o seriado constrói as representações juvenis com vistas a interpelar o telespectador Desse modo, adotou-se como objeto empírico da investigação o seriado britânico Skins, para que fosse possível responder à problemática da pesquisa: quais os modos de representação juvenil empreendidos pelo seriado Skins? Durante esse processo, buscaram-se analisar, a partir dos modos de endereçamento, nas proposições de Gomes (2007) e Ellsworth (2001), as três linhas temáticas que mais notadamente se fazem presentes na narrativa do seriado: a família, os relacionamentos e o consumo de drogas. Buscou-se analisar a construção (e desconstrução) das identidades das personagens ao longo do tempo. Através dos esforços analíticos aqui realizados, observou-se que o seriado mostra a dificuldade dos jovens em lidarem com a vida e com o fato de que escolhas mal feitas podem comprometer a situação em que o indivíduo se encontra. Tais temáticas indicam o interesse em representar uma realidade que perpassa diferentes escolhas dos jovens e, ao mesmo tempo, as consequências de tais escolhas. Nesse processo, entende-se que a maneira como os personagens lidam com os conflitos e as escolhas que fazem ajudam na construção de sua identidade – que envolvem, em contrapartida, processos de desconstrução de uma antiga identidade, principalmente quando da transição para a nova da vida: a fase adulta.
Resumen : This monograph has as its central theme the consumer culture and its relation to the construction of identity . The overall objective focuses on understanding the construction of identity of the young from the offering of the show , media cultural product which is widely recognized in the current process context . Thus , the adopted empirical object of investigation the British series Skins , to make it possible to answer the research problem : how relationships addressed in the series and interfere in the construction of cultural identity of the young public process ? During this process , it sought to analyze , from addressing modes , the propositions of Gomes (2007 ) and Ellsworth (2001 ) , the three most notably thematic lines that are present in the narrative of the show : family , relationships and drug use . We sought to analyze the construction ( and deconstruction ) of the identities of the characters over time . Through analytical efforts here , it was observed that the series shows the difficulty of young people cope with life and the fact that bad choices can compromise situation where the individual is . These themes indicate interest in representing a reality that permeates different choices of young people and at the same time, the consequences of such choices . In this process , it is understood that the way the characters deal with conflicts and choices that make help in building their identity - involving , in contrast, processes of deconstruction of an old identity , especially when the transition to the new life : adulthood.
Palabras clave : Publicidade
Televisão
Personagens fictícios
Comunicação
Sociologia
Identidade (Psicologia)
Publicity
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : SOUZA, Cristina Maria Cupertino de. A cultura de consumo no seriado skins: a construção da identidade cultural do jovem. 2014. 52p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3243
Fecha de publicación : 28-mar-2014
Aparece en las colecciones: Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Cristina Maria Cupertino de Souza 2014.pdf709.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.