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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3211
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Cayó, cayé, caí: desenvolvimento lexical inicial de uma criança uruguaia |
Autor(es): | Silva, Mônica Helena Martines |
Primeiro Orientador: | Simioni, Leonor |
1° Membro da banca: | Boéssio, Cristina Pureza Duarte |
2° Membro da banca: | Melgares, Tatiane Mena Silveira |
Resumo: | Este trabalho procura explicar o desenvolvimento da aquisição de linguagem inicial, tendo como base os estudos de Piaget, Vygotsky e outros pesquisadores do tema, procurando responder a seguinte questão: em que medida o processo de aquisição da linguagem é motivado por predisposições inatas e em que medida é motivado pela experiência? Para isso, investiga o desenvolvimento lexical inicial de um menino uruguaio, no período dos 17 aos 22 meses de idade, a partir de vídeos, eventual interação direta e um diário fornecido pela mãe. O primeiro capítulo trata das habilidades pré-linguísticas do sujeito investigado, a partir da relação entre linguagem e cognição (cf. Piaget e Vygotsky). O segundo capítulo trata do desenvolvimento lexical inicial do informante estudado, desde a produção de suas primeiras palavras até o início da chamada “explosão de vocabulário”. Conclui-se que existe uma codependência entre a predisposição biológica e a interação com o meio. |
Abstract: | Este trabajo trata de explicar el desarrollo de la adquisición del lenguaje inicial, teniendo como base los estudios de Piaget, Vygotsky y otros investigadores del tema, tratando de encontrar una respuesta para la siguiente pregunta: en qué medida el proceso de adquisición del lenguaje es motivado por predisposiciones innatas y en qué medida es motivado por la experiencia? Para esto, se investiga el desarrollo del léxico inicial de un niño uruguayo, durante el período de los 17 a los 22 meses de edad, a partir de videos, eventual interacción directa y un diario producido por su madre. El primer capítulo trata de las habilidades prelingüísticas del sujeto investigado, a partir de la relación entre el lenguaje y la cognición (cf. Piaget y Vygotsky). El segundo capítulo trata del desarrollo del léxico inicial del informante estudiado, desde la producción de sus primeras palabras hasta el inicio de la llamada “explosión del vocabulario”. Se concluye que existe una co-dependencia entre la predisposición biológica y la interacción con el medio. |
metadata.dc.subject: | Aquisição de linguagem Desenvolvimento lexical Interacionismo Inatismo Adquisición del lenguaje Desarrollo lexical Interacionismo Innatismo |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
metadata.dc.identifier.citation: | SILVA, Mônica Helena Martines. Cayó, cayé, caí: desenvolvimento lexical inicial de uma criança uruguaia. 29p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3211 |
metadata.dc.date.issued: | 16-Jul-2018 |
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MONICAHMARTINESSILVA2018.pdf | Mônica Helena Martines Silva 2018 | 561.83 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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