Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3133
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O que é uma palavra: a consciência linguística em crianças de 6 a 11 anos falantes do português brasileiro |
Autor(es): | Silva, Cristiana Iack Dias da |
Primeiro Orientador: | Lorandi, Aline |
1° Membro da banca: | Lorandi, Aline |
2° Membro da banca: | Scherer, Ana Paula Rigatti |
3° Membro da banca: | Andersen, Elenice Maria Larroza |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso dedica-se ao estudo da consciência de palavra por crianças falantes do Português Brasileiro e à sua relação com os níveis de representação mental postulados pelo modelo de Redescrição Representacional (KARMILOFF-SMITH, 1992). Foram desenvolvidos quatro testes com o objetivo de descrever os caminhos pelos quais as representações das crianças tornam-se mais manipuláveis e flexíveis ao longo do tempo, de modo a permitir a emergência do acesso consciente ao conhecimento implícito com relação à noção de palavra. Com aplicação dos testes e o levantamento das respostas espera-se obter uma amostra do que as crianças entendem por palavra e de como um conhecimento implícito para a mente torna-se explicito para a mente. Acreditamos na relevância deste trabalho por possibilitar uma explicação das representações mentais que fundamentam o conhecimento sobre consciência linguística apresentada pelas crianças. |
Resumen : | This Final paper is placed in word awareness field and the relation with the levels of mental representation postulates in the model of representation description (KARMILOFF-SMITH, 1992), in Brazilian Portuguese speaker’s children. It was developed in four tests that aimed to descript the path in which the children representation becomes more malleable over time. Thus, it allows the emergency about aware assessment and about the implicit knowledge in relation to the notion of word. From the application of these texts and from the answers survey we hope to obtain a sample about the children understanding about the notion of word and about the implicit knowledge for the mind and how it becomes explicit in it. We believe in this work relevance because it enables an explication in the mental representations that found the knowledge about linguistic awareness presented in children. |
Palabras clave : | Aquisição da linguagem Consciência linguística Modelo de redescrição representacional Language acquisition Linguistic awareness Representational redescription model |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | SILVA, Cristiana Iack Dias da. 26 p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras- Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3133 |
Fecha de publicación : | 20-may-2013 |
Aparece en las colecciones: | Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Cristiana Iack da Silva 2013.pdf | 329.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.