???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3125
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Estratégias de reprodução da agricultura familiar: estudo de caso em duas propriedades - Dom Pedrito/RS
Autor(es): Barreto, Alex Sander Moura
Primeiro Orientador: Olalde, Alícia Ruiz
2° Membro da banca: Hass, Jaqueline Mallmann
3° Membro da banca: Balverde, Nelson Ruben de Mello
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar a realidade de duas propriedades no âmbito da agricultura familiar, através de um estudo de casos múltiplos, no município de Dom Pedrito/RS, aonde predominam as atividades de pecuária extensiva e o cultivo de arroz e soja em larga escala. As duas propriedades que foram alvo da pesquisa praticam a fruticultura, mesmo sem adequada coordenação na sua cadeia produtiva e apresentando problemas como a logística e a disponibilidade de mão de obra. Os estudos de caso realizados com estes produtores mostraram que os mesmos vêm conseguindo obter bons resultados, inclusive realizando investimentos de forma progressiva. Ambos encontraram na fruticultura uma possibilidade de diversificação da economia local e estão conseguindo viabilizar seus empreendimentos, seja com capital próprio ou com recursos advindos de políticas públicas. Buscou-se analisar o comportamento e o dinamismo destas duas unidades familiares a partir dos processos de tomada de decisão, quanto ao modo de produção e comercialização e a utilização de políticas públicas para este segmento. Procurou-se também, demonstrar a importância da agricultura familiar e da fruticultura, tanto em termos econômicos como sociais, para o estado do Rio Grande do Sul e para o país.
Abstract: El presente trabajo tiene como principal objetivo mostrar la realidad de dos predios en el ámbito de la agricultura familiar, a partir de un estudio de casos múltiplos, en el municipio de Dom Pedrito/RS, donde predominan las actividades de ganadería extensiva y el cultivo de arroz y soja a gran escala. Los dos predios objeto de esta investigación practican la fruticultura, a pesar de no estar coordenados adecuadamente en sus cadenas productivas y presentar problemas con la logística y disponibilidad de mano de obra. Los estudios de caso realizados con estos productores mostraron que los mismos están obteniendo buenos resultados, incluso realizando investimentos de forma progresiva. Ambos encontraron en la fruticultura una posibilidad de diversificación de la economía local y están logrando viabilizar sus emprendimientos, tanto con capital propio como con recursos originados de las políticas públicas. Se buscó analizar el comportamiento y el dinamismo de estas dos unidades familiares a partir de los procesos de toma de decisión, modo de producción y comercialización y la utilización de políticas públicas para el segmento. Se buscó también reflejar la importancia de la agricultura familiar y de la fruticultura, tanto en términos económicos como sociales, para el estado de Rio grande do Sul y para el país.
metadata.dc.subject: Agricultura familiar
Estratégias
Políticas públicas
Fruticultura
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
metadata.dc.identifier.citation: BARRETO, Alex Sander Moura. Estratégias de reprodução da agricultura familiar: estudo de caso em duas propriedades - Dom Pedrito/RS. 2014. 71 f. Monografia (Graduação) – Curso de Tecnologia em Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3125
metadata.dc.date.issued: 20-Aug-2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Agronegócio

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ALEX SANDER MOURA BARRETO.pdfAlex Sander Moura Barreto 2014494.71 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???