???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3053
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Alfabetização científica no ensino de química: um olhar para as propostas de aulas do portal do professor
Autor(es): Ferreira, Cássia Cilene Gonçalves
Primeiro Orientador: Hölzle, Luís Roberto Brudna
2° Membro da banca: Pavan, Flávio André
3° Membro da banca: Guadanini, Paulo Henrique
Resumo: Considerando-se a alfabetização científica como um dos fatores imprescindíveis à formação de cidadãos, pois possibilita que os mesmos alcancem soluções para problemas que lhes são apresentados no cotidiano, este trabalho tem como objetivo identificar aulas de químicas publicadas no Portal do Professor, a fim de verificar se a alfabetização científica tem sido alvo dos professores, já que este é um espaço de apoio para muitos professores e alunos da graduação. A pesquisa foi realizada de 24 de Agosto a 5 de outubro de 2015, com as palavras-chaves “educação científica”, “educação científica química”, mas ainda foi preciso definir mais a busca. Para isso, optou-se pela palavra “química” para fazer uma busca mais específica. Com esta palavra foram encontradas 493 aulas. Vale ressaltar que destas foram excluídas aquelas cujo o tema era de difícil contextualização ou que estivessem distantes da realidade do aluno. As aulas selecionadas dataram de 2008 até 2012 havendo intervalos de publicações neste período. Para análise foram selecionadas 10 aulas, cujo resultado mostrou que muitas abordam assuntos do cotidiano e de interesse dos alunos como, por exemplo, tatuagem, álcool, cigarro. E a maiorias das atividades elaboradas pelos professores tem apoio das tecnologias como, por exemplo, computadores, câmeras digitais, permitindo que os alunos se familiarizem com esses recursos facilitando assim, a busca de mais informações. Para que o aluno seja alfabetizado cientificamente o professor tem de priorizar as relações de ciência – tecnologia - sociedade e ambiente. Constatou-se que, nas aulas analisadas, a alfabetização científica se fez presente.
Abstract: Considering the scientific literacy as one of the factors essential to the formation of citizens, as it enables them to reach solutions to problems presented to them in everyday life, this work aims to identify chemical classes posted on Teacher Portal in order to verify that scientific literacy has been the subject of teachers, since this is a supportive space for many teachers and undergraduate students. For Attico Chassot, scientific literacy is considered "as the body of knowledge that would facilitate the men and women take a reading of the world in which they live" (Chassot, 2007, p. 36). The survey was conducted from August 24 to October 5, 2015, with the key words "science education", "chemical science education", but it was still necessary to define the search more. For this, we opted for the "chemical" word to make a more specific search. With this word found 493 classes. It is noteworthy that these were excluded those whose theme was difficult context or they were far from the reality of the student. Classes selected dated 2008 until 2012 there intervals posts in this period. For analysis were selected 10 classes, whose results showed that many address issues of everyday life and student interest, for example, Tattoo, alcohol, cigarette. And the majority of the activities developed by teacher has support of technologies such as computers, cameras type, allowing students to become familiar with these features thus facilitating the search for more information. For the student to be scientifically literate teachers have to prioritize relations of science - technology - society and the environment. It was found that, in the analyzed classes, scientific literacy was present.
metadata.dc.subject: Alfabetização científica
Alfabetização científica química
Portal do Professor
Scientific literacy
Chemical science literacy
Chemistry
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: FERREIRA, Cássia Cilene Gonçalves. Alfabetização científica no ensino de química: um olhar para as propostas de aulas do portal do professor. 21 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3053
metadata.dc.date.issued: 14-Dec-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Cássia Ferreira 2015.pdf346.12 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???