Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3000
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Ouvidoria e educação: abordando os desafios e possibilidades das práticas de gestão efetivadas em instituições federais de educação superior do RS |
Autor(es): | Jardim, Hélen de Oliveira Soares |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa |
Resumo: | Com o intuito de concluir o Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), este trabalho apresenta o estudo da Ouvidoria através de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa que descreve e analisa dados quantitativos e princípios legais que regem o funcionamento deste órgão. A análise de conteúdo contemplou as práticas de gestão efetivadas por três Ouvidorias de Universidades do Rio Grande do Sul que estão historicamente interligadas: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e as relações de poder colocadas em funcionamento, no sentido de refletir sobre as demandas postas e resoluções dos conflitos existentes. A criação das Ouvidorias no contexto das reformas da Educação Superior segue um modelo de gestão empresarial que produz uma situação de ambiguidade na gestão democrática das Instituições de Educação Superior estudadas, diante da a coexistência de Conselhos e Órgãos Colegiados e a Ouvidoria. A vigilância e o controle aparecem como mecanismos de governo das condutas dos sujeitos que recorrem a Ouvidoria sem que haja mediação nos conflitos. |
Abstract: | Con el objetivo de concluir el curso de especialización en Diversidad Cultural de la Universidad Federal del Pampa (UNIPAMPA), este trabajo presenta el estudio de la Defensoría través de una pesquisa documental de abordaje cualitativa que describe e analiza los datos cualitativos y los principios legales que rigen el funcionamiento de ese órgano. La analice del contenido contempló las prácticas de gestión llevadas a cabo por tres Defensorías de la Universidad Federal de Pelotas (UFPEL) e la Universidad Federal del Pampa (UNIPAMPA) y las relaciones de poder instaladas en funcionamiento, en el sentido de reflexionar sobre las demandas puestas y la resolución de los conflictos existentes. La creación de las Defensorías en el contexto de las reformas de la Educación Superior siguen un modelo de gestión empresarial que produce una situación de ambigüedad en la gestión democrática de las Instituciones de Educación Superior estudiadas, delante de la coexistencia de los Consejos y Agencias Colegiadas y la Defensoría. La vigilancia e el controle aparecen como mecanismos de gobierno de las conductas de los sujetos que recurren a la Defensoría sin que haya mediación en los conflictos. |
Palavras-chave: | Ouvidoria Gestão democrática Reformas na educação superior Mediação de conflitos Relações de Poder Defensoría Gestión democrática Reformas en la educación superior Mediación de conflitos Relación de Poder |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Especialização Cidades, Culturas e Fronteiras 2 ed |
Citação: | JARDIM, Hélen de Oliveira Soares. Ouvidoria e educação: abordando os desafios e possibilidades das práticas de gestão efetivadas em instituições federais de educação superior do RS. 40 p. 2017. Monografia (Especialização em Educação e Diversidade Cultural) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3000 |
Data do documento: | 15-Jul-2017 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação e Diversidade Cultural |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Hélen Jardim .pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.