???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2999
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa-
dc.creatorGomes, Daiane Madeira-
dc.date.accessioned2018-06-06T15:38:23Z-
dc.date.available2018-06-06-
dc.date.available2018-06-06T15:38:23Z-
dc.date.issued2017-07-04-
dc.identifier.citationGOMES, Daiane Madeira. Envelhecimento ativo e educação: Universidade Sênior de Bagé. 49 p. 2017. Monografia (Especialização em Educação e Diversidade Cultural) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2999-
dc.description.abstractThe present work is a construction of knowledge carried out through scientific research, which investigates non - formal education for the elderly, whose purpose is the conclusion of the Specialization Course on Education and Cultural Diversity of the Federal University of Pampa (Unipampa). This monograph had as objective to obtain a more detailed knowledge about the Senior University of Bagé and also about the active aging of the students of the same, besides verifying the curriculum developed, analyzing the psychosocial and cultural changes of the elderly. As a methodological process, an exploratory research with a qualitative design was used. For this, interviews were conducted with the coordinator in force in 2016, and soon after with some students of the institution who agreed to participate voluntarily. From the analysis of these data, the following categories were listed: The Beginning of Everything, Elderly in Constant Movement, Physical and Psychological Well-Being, Obstacles in the Course and Power of Life. The paper describes the implementation of the Senior University in the Elderly Center, the construction of the curriculum according to non-formal education also linked to the benefits for active aging. Finally, it is concluded that the Senior University of Bagé is directly linked to the psychosocial, cultural and health changes of the elderly, providing an active aging.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidade Sêniorpt_BR
dc.subjectEnvelhecimento ativopt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSenior Universitypt_BR
dc.subjectActive agingpt_BR
dc.subjectElderlypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleEnvelhecimento ativo e educação: Universidade Sênior de Bagépt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa-
dc.contributor.referee2Corral, Cláudia Moscarelli-
dc.contributor.referee3Freitas, Diana Paula Salomão de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização Educação e Diversidade Cultural - 2ª Ediçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma construção de saberes realizada através da pesquisa científica, que investiga sobre a educação não formal para os idosos, que tem como finalidade a conclusão do Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Esta monografia teve como objetivo buscar um conhecimento mais detalhado sobre a Universidade Sênior de Bagé e também sobre o envelhecimento ativo dos alunos da mesma, além de verificar o currículo desenvolvido, analisando as mudanças psicossociais e culturais do idoso. Como processo metodológico utilizou-se de uma pesquisa exploratória com delineamento qualitativo. Para isso foram realizadas entrevistas com a coordenadora vigente no ano de 2016, e logo após com alguns alunos da instituição que aceitaram participar voluntariamente da mesma. A partir da análise destes dados, elencaram-se as seguintes categorias: O começo de tudo, Idoso em Constante Movimento, Bem Estar Físico e Psicológico, Obstáculos no Percurso e Poder De Vida. O trabalho descreve a implantação da Universidade Sênior no Centro do Idoso, a construção do currículo de acordo com a educação não formal vinculado também aos benefícios para o envelhecimento ativo. Por fim conclui-se que a Universidade Sênior de Bagé esta diretamente interligada as mudanças psicossociais, culturais e no âmbito da saúde do idoso, proporcionando um envelhecimento ativo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação e Diversidade Cultural

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mono Daiane Gomes 2017.pdf835.11 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???