Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2988
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Danças circulares e formação de educadoras: entrelaçamentos do sentir e do agir
Autor(es): Oliveira, Lucas Freitas de
Primeiro Orientador: Angelo, Claudia Laus
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades de um curso de Danças Circulares na formação de profissionais da educação, com o intuito de verificar se a vivência das Danças Circulares mobiliza a sensibilidade das participantes a ponto de refletir positivamente nas suas vidas e nas suas ações na escola e na sala de aula. Trata-se de um estudo de caso no qual os sujeitos pesquisados foram professoras e gestoras participantes do Projeto de Extensão Pampa Circular - Danças Circulares no Pampa no ano de 2016. As falas das mesmas, obtidas através de entrevistas semiestruturadas, registros escritos e observação participante, mostraram que os sentimentos de tranquilidade, alegria, criatividade e integração, mobilizados pelas Danças Circulares, foram transpostos também para suas vidas e ações nos seus ambientes de trabalho. As educadoras veem possibilidades de levar as danças circulares para as escolas com o propósito de estimular o movimento, cultivar a sensibilidade e integrar a comunidade escolar, destacando valores e princípios que, na nossa leitura, norteiam uma educação humana integral.
Resumen : The aim of this research is to investigate the potential of a Circular Dance’s course to education’s professionals in order to verify if the experience of Circular Dances mobilizes the participant's sensitivity to reflect positively on their lives and actions at school and in the classroom. This is a case’s study in which the subjects studied were teachers and managers participating in the Pampa Circular Extension Project - Circular Dances in the Pampa in the year 2016. The educator’s words of the same, obtained through semi-structured interviews, written records and participant observation, showed that the feelings of tranquility, joy, creativity and integration, mobilized by the Circular Dances, were also transposed into their lives and actions in their work environments. The educators see possibilities of taking the Circular Dances to the schools, with the purpose of to stimulate the movement, cultivate the sensibility and integrate the school community, highlighting values and principles that, in our reading, guide an integral human education.
Palabras clave : Danças circulares
Educação
Formação humana
Integração
Matemática
Circular dances
Education
Human education
Integration
Mathematic
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : OLIVEIRA, Lucas Freitas de. Danças circulares e formação de educadoras: entrelaçamentos do sentir e do agir. 76 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2988
Fecha de publicación : 14-dic-2016
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC- Lucas Oliveira 2016.pdf4.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.