Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2986
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Gomes, Ana Paula Falcão da Silveira
Primeiro Orientador: Oliveira, Cristiano Peres
1° Membro da banca: Oliveira, Cristiano Peres
2° Membro da banca: Junqueira, Sonia Maria da Silva
3° Membro da banca: Pereira, Elizangela Dias
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no curso de Matemática – Licenciatura na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, com o objetivo de investigar o ensino de Matemática através da modelagem como instrumento para o processo de ensino-aprendizagem, esse objetivo surgiu da busca por uma resposta à questão relativa a capacidade da utilização da Modelagem Matemática na produção de um cenário que pode auxiliar nos processos cognitivos e na produção de significados. Para o desenvolvimento do presente trabalho foi elaborada uma revisão bibliográfica com consulta as publicações cientificas acerca da Modelagem Matemática e da Aprendizagem Significativa, e uma pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo, propuseram-se inserções em duas escolas da rede pública de nível médio, sendo uma turma de segundo ano da escola estadual de Ensino Médio Politécnico e a outra, a turma do primeiro semestre do curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal. Para o planejamento das atividades propostas, foram consideradas as especificidades das turmas envolvidas e os temas dos problemas eram próximos à realidade dos discentes. Por fim, são discutidos aspectos relativos às observações realizadas durante a execução das atividades e um breve resgate teórico foi realizado.
Resumen : The present work presents a research developed in the course of Mathematics - Licentiate at the Federal University of Pampa - UNIPAMPA, with the objective of investigating the teaching of Mathematics through modeling as an instrument for the teaching-learning process, this objective arose from the search for a Answer to the question about the capacity of the use of Mathematical Modeling in the production of a scenario that can aid in the cognitive processes and the production of meanings. For the development of the present work a bibliographical review was elaborated with consultation the scientific publications on Mathematical Modeling and Significant Learning, and a field research. For the field research, insertions were proposed in two middle-level public schools, one being a second-year class at the Polytechnic Secondary School and the other being the first semester of the Institute's Integrated Agricultural and Livestock Technical Federal. For the planning of the proposed activities, the specificities of the classes involved were considered and the themes of the problems were close to the reality of the students. Finally, aspects related to the observations made during the execution of the activities are discussed and a brief theoretical rescue was performed.
Palabras clave : Modelagem matemática
Aprendizagem significativa
Sistema de equações lineares
Produção de significados
Ensino
Mathematical modeling
Significant learning
System of linear equations
Production of meanings
Teaching
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : GOMES, Ana Paula Falcão da Silveira. A modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem. 43 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2986
Fecha de publicación : 13-dic-2016
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Ana Paula_Falcão.pdf942.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.