???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2958
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Encurtando caminhos na conquista das estrelas: buscando perspectivas e encontrando desafios
Autor(es): Froehlich, Tenely Cristina
Primeiro Orientador: Martins, Claudete da Silva Lima
2° Membro da banca: Brizolla, Francéli
3° Membro da banca: Teixeira, Isabel Cristina Ferreira
Resumo: Este trabalho tem como temática a inclusão educacional de alunos com Síndrome de Down, propondo a realização de uma análise e reflexão sobre como acontece a aprendizagem de leitura e escrita pelo aluno com Síndrome de Down nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa foi feita entre os meses de agosto e novembro, por meio de um estudo de caso de uma aluna com Síndrome de Down que estuda no oitavo ano de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Dom Pedrito. A proposta principal da referida pesquisa é descobrir como está acontecendo a inclusão dos alunos com Síndrome de Down nas escolas da rede pública municipal de Dom Pedrito através de entrevistas, observações de aula e aplicação de questionários aos sujeitos da pesquisa, os professores e a mãe da aluna. Para tanto foram realizadas duas entrevistas com professoras dos anos iniciais da aluna, uma entrevista com a professora atual de Língua Portuguesa, além de observações de aulas desta disciplina, uma entrevista com a mãe da aluna, também foi realizada a aplicação de questionários aos professores das outras disciplinas, sendo a metodologia utilizada o estudo de caso, após foi realizada a análise de dados conforme Bardin (1977). Buscou-se observar as estratégias utilizadas pelos professores para a promoção da aprendizagem da aluna com Síndrome de Down. Esta pesquisa também aborda as dificuldades encontradas pelos professores para a realização de suas práticas, bem como as principais carências existentes no trabalho com a inclusão educacional em sala de aula. A pesquisa busca evidenciar as capacidades e habilidades que possui o aluno com Síndrome de Down, embora considerando suas limitações, na tentativa de compreender como acontece o seu processo de ensino aprendizagem, além de tentar mostrar a necessidade de diminuir a distância existente entre o professor e o aluno com necessidades educacionais especiais para que dessa forma, se eliminem as barreiras existentes na escola.
Abstract: This work has as its theme the educational inclusion of students with Down Syndrome, proposing the accomplishment of an analysis and reflection on how it happens to the reading and writing learning by the student with Down Syndrome in the classes of Portuguese Language. The research was done between August and November, through a case study of a student with Down Syndrome who studies in the eighth year of a municipal elementary school in the city of Dom Pedrito. The main purpose of this research is to find out how the inclusion of Down Syndrome students in Dom Pedrito's public schools is through interviews, classroom observations and questionnaires to the research subjects, teachers. To do so, two interviews were made with teachers from the initial years of the student, an interview with the current Portuguese Language teacher, besides observations of classes of this discipline, an interview with the student’s mother. The questionnaire was also applied to teachers of other disciplines, being the methodology used the case study, after the data analysis was performed according to Bardin (1977). It was sought to observe the strategies used by the teachers to promote the learning of the student with Down Syndrome. This research also addresses the difficulties encountered by teachers in carrying out their practices, as well as the main shortcomings in working with educational inclusion in the classroom. The research seeks to highlight the abilities and abilities that the Down Syndrome student possesses, although considering their limitations, in an attempt to understand how their teaching process happens, in addition to trying to show the need to reduce the distance between teacher and the student with special educational needs so that if the existing barriers in the school are eliminated.
metadata.dc.subject: Letras
Leitura
Escrita
Síndrome de Down
Inclusão educacional
Writing
Down's syndrome
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: FROEHLICH, Tenely Cristina. Encurtando caminhos na conquista das estrelas: buscando perspectivas e encontrando desafios. 66 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2958
metadata.dc.date.issued: 7-Dec-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Tcc Tenely Froehlich 2016.pdf487.71 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???