Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2949
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Saberes mobilizados por professores no ensino das línguas materna e estrangeira: o caso do município de Jaguarão/RS |
Autor(es): | Zdradek, Fabiano Rodrigo |
Primeiro Orientador: | Salcides, Arlete Maria Feijó |
1° Membro da banca: | Alves, Simone Silva |
2° Membro da banca: | Oliveira, Silvana Souza Peres de |
Resumo: | O presente estudo inscreve-se entre aqueles dedicados à compreensão e à ampliação de conhecimentos acerca da formação docente. Nessa direção, a pesquisa foi conduzida na perspectiva de responder a quatro questões que orientaram a investigação: Que saberes os professores mobilizam em situações práticas?; De que tipo?; Como são constituídos?; De que forma eles poderão ser incorporados ao habitus de cada professor em seu período de formação?. O estudo envolveu a participação de oito professoras que atuam no ensino da língua portuguesa e/ou espanhola, nos anos finais do ensino fundamental, em seis escolas mantidas pelo sistema municipal de ensino da cidade de Jaguarão/RS, que, espontaneamente, aceitaram conceder uma entrevista, de tipo estruturada, constituída por quinze questões acerca do tema: saberes implicados na docência e fontes de aquisição. As entrevistas foram realizadas, no período de 20 de setembro a 4 de outubro de 2017, nos espaços de atuação das professoras. As respostas das oito informantes foram gravadas e, posteriormente, transcritas e sistematizadas em quadros. A adoção de procedimentos para análise das respostas, a partir do que recomenda Bardin (1977), possibilitou a identificação de seis categorias: a escolha profissional; o ingresso na carreira do magistério; implicações do tempo nas práticas docentes; identidades pessoais X identidades profissionais; valorização ou (des) valorização da profissão docente: uma questão de olhar; e, por fim, interações que se dão no cotidiano escolar. Para a análise das categorias, foram centrais as contribuições de Tardif (2007); Tardif e Lessard (2007); Tardif e Gauthier (1996); Tardif, Lessard e Lahaye (1991); Gatti (2010). Em relação as duas primeiras questões que orientaram a investigação, verifiquei que houve unanimidade entre as entrevistadas que, somente no dia-a-dia, se adquirem saberes indispensáveis para lidar com os dilemas e desafios enfrentados no cotidiano escolar. Quanto a terceira questão, as entrevistadas destacaram o “tempo” de experiência tanto no magistério quanto na vida pessoal como determinante à construção de saberes que, ao longo dos anos, foram sendo incorporados às suas práticas. Também referiram que os saberes produzidos nos seus tempos de interações com colegas de profissão e com seus alunos e suas alunas contribuem sobremaneira para qualificação de suas práticas. Sobre a forma como os saberes produzidos nas práticas escolares podem ser incorporados ao habitus dos futuros professores, nos contextos de formação, aponto ser de fundamental importância que os espaços acadêmicos passem a reconhecer e a valorizar os saberes construídos nos espaços escolares, garantindo oportunidades para que os/as professores/as em exercício profissional possam “dizer” de si e de “suas experiências” em momentos de diálogo com os acadêmicos/as. |
Abstract: | El presente estudio se escribe entre aquellos dedicados a la comprensión y ampliación de los conocimientos acerca de la formación docente. En esta dirección la pesquisa fue conducida en la perspectiva de contestar a cuatro cuestiones que orientaran la investigación: ¿Que saberes los profesores movilizan en situaciones prácticas?; ¿De qué tipo?; ¿Cómo son constituidos?; ¿De qué forma ellos podrán ser incorporados al habitus de cada profesor en su período de formación? El estudio envolvió la participación de ocho profesoras que actúan en el enseño de la lengua portuguesa y/u española, en los años finales de la enseñanza fundamental, en seis escuelas mantenidas por lo sistema municipal de enseñanza de la ciudad de Jaguarão/RS, que, espontáneamente, aceitaran conceder una entrevista, de tipo estructurada, constituida por quince cuestiones acerca del tema: saberes implicados en la docencia y fuentes de adquisiciones. Las entrevistas fueran realizadas en el período de 20 de setiembre a 4 de octubre de 2017, en los espacios de actuación de las profesoras. Las respuestas de las ocho informantes fueran gravadas y, posteriormente, aportadas y sistematizadas en cuadros. La adopción de procedimientos para análisis de las respuestas, a partir de lo que recomienda Bardin (1977), posibilitó la identificación de las seis categorías: la elección profesional; el ingreso en la carrera del magisterio; implicaciones del tiempo en las prácticas docentes; identidades personales X identidades profesionales; valorización u (des) valorización de la profesión docente: una cuestión del mirar; y, por fin, interacciones que si dan en el cotidiano escolar. Para la análisis de las categorías, fueran centrales las contribuciones de Tardif (2007); Tardif y Lessard (2007); Tardif y Gauthier (1996); Tardif, Lessard y Lahaye (1991); Gatti (2010). En relación a las dos primeras cuestiones que orientaran la investigación, comprobé que hubo unanimidad entre las entrevistadas que, solamente en el día a día, si adquieren saberes indispensables para hacer frente a los dilemas y desafíos enfrentados en el cotidiano escolar. Cuanto a la tercera cuestión, las entrevistadas destacaran el “tiempo” de experiencia tanto en el magisterio cuanto en la vida personal como determinante a la construcción de saberes que, a lo longo de los años, fueran siendo incorporados a sus prácticas. Ellas refirieron, también, que los saberes producidos en sus tiempos de interacciones con compañeros de profesión y con sus alumnos y sus alumnas contribuyen muchísimo para la cualificación de sus prácticas. Sobre la forma como los saberes producidos en las prácticas escolares pueden ser incorporados al habitus de los futuros profesores, en los contextos de formación, apunto ser de fundamental importancia que los espacios académicos pasen a reconocer y valorar los saberes construidos en los espacios escolares, garantizando oportunidades para que los/las profesores/as en ejercicio profesional posan “habar” de si y de “sus experiencias” en momentos de diálogo con los académicos/as. |
Palavras-chave: | Saberes docentes Formação docente Fontes para o ensino Saberes docentes Formación docente Fuentes para la enseñanza |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | ZDRADEK, Fabiano Rodrigo. Saberes mobilizados por professores no ensino das línguas materna e estrangeira: o caso do município de Jaguarão/RS. 57p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2949 |
Data do documento: | 12-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras - Português e Espanhol |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FabianoZdradek2017.pdf | Fabiano Rodrigo Zdradek 2017 | 892.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.