???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2866
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Brizolla, Francéli | - |
dc.creator | Freitas, Luana Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-09T19:13:37Z | - |
dc.date.available | 2018-05-09 | - |
dc.date.available | 2018-05-09T19:13:37Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-12 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Luana Ferreira. Das pluralidades aos estigmas no ambiente escolar. 66 p. 2017. Monografia (Especialização em Educação e Diversidade Cultural) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2866 | - |
dc.description.abstract | This research is a case study that aims; To map the ruptures of interpersonal relations in the school environment, to identify the types of social relations that are established in the school coexistence, to verify the manifestations of stigmatization in the school and to highlight the main positive and negative characteristics of the school group by the students' perception. The study was carried out with a first year high school class of Jerônimo Mércio da Silveira State School in the municipality of Candiota-RS. What motivates this writing is the possibility of verifying the different types of relationships that are established between different cultures and identity expressions that transit and relate in this environment. To answer the objectives of this writing We used data analysis by triangulation of three instruments: observation and recording in field diary of students' attitudes and speeches during the entire data collection process, but mainly during the attempt to raise awareness among group members in the presentation of documentaries / Videos, application of questionnaire and group dynamics the mirror technique. What we perceive during this study is that the members of this school experience daily prejudice, machismo and stigmatizations which triggers conflicting situations that cause suffering and discomfort in a place where they should feel safe and protected. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Contexto escolar | pt_BR |
dc.subject | Estigma | pt_BR |
dc.subject | Pluralidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Candiota | pt_BR |
dc.subject | Machismo | pt_BR |
dc.subject | Escola Estadual Jerônimo Mércio da Silveira | pt_BR |
dc.subject | Diário de campo | pt_BR |
dc.title | Das pluralidades aos estigmas no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Gilnara Costa Corrêa | - |
dc.contributor.referee4 | Silveira, Wagner Terra | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização Educação e Diversidade Cultural - 2ª Edição | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso que objetiva; mapear as rupturas das relações interpessoais no ambiente escolar, identificar os tipos de relações sociais que se estabelecem na convivência escolar, verificar as manifestações de estigmatização na escola e evidenciar as principais características positivas e negativas do grupo escolar pela percepção dos alunos. O estudo foi realizado com uma turma de primeiro ano do ensino médio da escola Estadual Jerônimo Mércio da Silveira no munícipio de Candiota-RS. O que motiva esta escrita é a possibilidade de verificar os diversos tipos de relações que se estabelecem entre diferentes culturas e expressões identitárias que transitam e se relacionam neste ambiente. Para responder aos objetivos desta escrita utilizou-se da análise de dados por triangulação de três instrumentos: observação e registro em diário de campo das atitudes e falas dos alunos durante todo o processo de coleta de dados, mas principalmente durante a tentativa de sensibilização dos integrantes do grupo na apresentação de documentários/vídeos, aplicação de questionário e dinâmica de grupo a técnica do espelho. O que percebemos durante este estudo é que os integrantes desta escola vivenciam diariamente o preconceito, o machismo e as estigmatizações o que desencadeia situações conflituosas, que causam sofrimento e desconforto em um local onde eles deveriam sentir-se seguros e amparados. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Especialização em Gestão Estratégica em Turismo |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Mono Luana Freitas 2017.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???