Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2843
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação do desempenho operacional de aeroportos com relação a probabilidade de atrasos: gestão pública versus gestão privada |
Autor(es): | Teixeira, Hellen da Silva |
Primeiro Orientador: | Guterres, Marcelo Xavier |
Resumo: | O transporte aéreo possui significativa importância para o desenvolvimento social e econômico de um país, pois promove a integração nacional e exerce um papel fundamental para a efetividade da logística de inúmeros setores industriais. A aviação civil apresentou grande expansão nas últimas décadas, porém, a infraestrutura aeroportuária brasileira não tem se desenvolvido na mesma proporção. Decorrente disso surge o estreitamento entre a utilização e a capacidade aeroportuária, o que resulta em um expressivo aumento na probabilidade de atrasos. Com a finalidade de converter essa realidade, as autoridades buscaram alternativas para aumentar a capacidade dos aeroportos brasileiros. Foi constatado, por meio de diversos casos de sucesso, que a privatização poderia solucionar as deficiências encontradas na gestão aeroportuária. Hoje, seis aeroportos já se encontram sob o controle da iniciativa privada. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo verificar por meio de um estudo estatístico, se a decisão pela privatização apresentou benefícios no que se refere à probabilidade de atrasos em aeroportos brasileiros concedidos. Para isso, se utilizará o software R para auxiliar no cálculo de parâmetros e construção de gráficos necessários para a realização a análise. |
Abstract: | Air transport has significant importance for the social and economic development of a country, as it promotes national integration and plays a key role in the effectiveness of the logistics of numerous industrial sectors. Civil aviation has shown great expansion in the last decades, however, the Brazilian infrastructure for airport has not developed in the same level. As a result, there is a narrowing between usability and airport capacity, which results in a significant increase in the probability of delays. In order to convert this reality, the authorities sought alternatives to increase the capacity of Brazilian airports. It was noticed, through several successful cases, that privatization could solve the deficiencies found in airport management. Today, six airports are already under the control of private enterprise. In this regard, the present work aims to verify, through statistic study, if the decision for privatization presented benefits regarding the probability of delays in airports granted. For this, the software R will be used to assist in the calculation of parameters and the construction of graphs necessary for the analysis. |
Palavras-chave: | Produção Engenharia de produção Transporte aéreo Probabilidade de atrasos Estatística |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | TEIXEIRA, Hellen da Silva. Avaliação do desempenho operacional de aeroportos com relação a probabilidade de atrasos: gestão pública versus gestão privada. 68 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2843 |
Data do documento: | 8-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Hellen Teixeira 2017.pdf | 2.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.