Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2811
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir |
Autor(es): | Conde, Diego Kaupe |
Primeiro Orientador: | Angelo, Bruno Milheira |
2° Membro da banca: | Teixeira, Lúcia Helena Pereira |
3° Membro da banca: | Leite, Matheus de Carvalho |
Resumo: | O presente trabalho visa apresentar uma análise da forma de se tocar o contrabaixo elétrico na música popular brasileira, seus usos e inovações, mais especificamente no samba e no pagode. Para desenvolver este estudo foram analisadas, através de gravações e transcrições, algumas técnicas de arranjos e performances de um dos contrabaixistas que se tornou referência importante no cenário musical nacional do samba e pagode atual, Boris “Bass” Farias. A presente pesquisa pretende apresentar e analisar algumas técnicas utilizadas por Boris em sua condução ao contrabaixo elétrico a partir de usos tradicionais deste instrumento no pagode. Para melhor compreendermos este novo contexto, iremos visitar parte da história do samba e do contrabaixo elétrico, bem como seus usos neste estilo musical. Foram analisadas, ainda, algumas questões relacionadas ao uso de timbres, bem como modelos de contrabaixos utilizados atualmente no pagode. |
Resumen : | This paper work aims at presenting an analysis on how to play the electric bass while playing popular brazilian songs, its use and innovations, specifically inside the “samba” and “pagode” music styles. In developing this work, some musical arrangements and a performance by a bass player who became a reference in the current “pagode” and “samba” musical national mainstream, Boris “Bass” Farias, will be analyzed, by using recordings and transcriptions. This work presents and assesses some techniques used by Boris while playing the electric bass from traditional usage of this instrument on “pagode” style. In order to enhance our context, we will look at part of the “samba” and the “electric bass” history, as well as their usage while playing these musical styles. Moreover, some questions related to the instrument tone usage, and also the electric bass models currently used in the “pagode” style. |
Palabras clave : | Música Contrabaixo elétrico Música popular Samba Pagode |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | CONDE, Diego Kaupe. O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir. 76 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2811 |
Fecha de publicación : | 8-dic-2017 |
Aparece en las colecciones: | Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Diego Conde 2017.pdf | 1.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.