Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2770
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educacao ambiental em perspectiva critica : analise das praticas desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Medio Tricentenario – Sao Borja/RS (2017) |
Autor(es): | Brasil, Gabriela Batista |
Primeiro Orientador: | Ceolin, Lisianne Pintos Sabedra |
1° Membro da banca: | Nogueira, Carmen Regina Dorneles |
2° Membro da banca: | Gamalho, Nola Patrícia |
Resumo: | Para que a Educação Ambiental alcance de fato seus propósitos, precisa de uma postura crítica. Essa primordialidade é amparada pelas normativas jurídicas brasileiras que regulamentam a Educação Ambiental e reconhecida pelos estudiosos da área. O presente trabalho tem como objetivo geral verificar se a Educação Ambiental é desenvolvida em perspectiva crítica na Escola Estadual de Ensino Médio Tricentenário – São Borja/RS. Intenciona ressaltar o significado de Educação Ambiental; para tanto, resgata a evolução histórica e normativa em termos mundial e nacional. Procura, também, conceituar as correntes conservadora e crítica acerca da Educação Ambiental. A metodologia utilizada faz uso de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo a partir de estudo de caso dos projetos de Educação Ambiental desenvolvidos na escola mencionada. O trajeto até aqui relatado, ainda que de maneira parcial, retrata como desfecho a constatação de que a perspectiva crítica não é efetiva na práxis educativa ambiental. |
Abstract: | For Environmental Education to actually achieve its purposes, it needs a critical stance. This primordiality is supported by Brazilian legal regulations and regulates Environmental Education and recognized by scholars in the area. The present work has as general objective to verify if the Environmental Education is developed in critical perspective in the State School of High School Tricentenário - São Borja / RS. Intention to emphasize the meaning of Environmental Education; for this, it rescues the historical and normative evolution in world and national terms. It also seeks to conceptualize as conservative and critical brokers on Environmental Education. A methodology used in the bibliography research and content analysis from a case study of Environmental Education projects developed in the mentioned school. The path hitherto reported, albeit in a partial way, portrays as an outcome the observation of a critical revision is not effective in the environmental educational praxis. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Ensino médio São Borja (RS) Pensamento crítico Environmental education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citação: | BRASIL, Gabriela Batista. Educação ambiental em perspectiva crítica: análise das práticas desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Médio Tricentenário – São Borja/RS (2017). 2017. 48p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2770 |
Data do documento: | 28-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gabriela Batista Brasil (2017).pdf | 986.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.