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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A evasão escolar no ensino médio: um estudo de caso no Instituto Estadual Arneldo Matter
Autor(es): Cavalheiro, Maria Cristina Vitali
Primeiro Orientador: Nogueira, Carmen Regina Dorneles
1° Membro da banca: Gamalho, Nola Patrícia
2° Membro da banca: Pinto, Muriel
Resumo: A evasão escolar preocupa tanto a escola quanto os pais, os alunos e o governo. Desse modo, o objetivo central do presente Trabalho de Conclusão de curso de Licenciatura em Ciências Humanas foi buscar conhecer suas causas e consequências. Além de identificar e analisar os principais motivos da evasão escolar no ensino médio, a partir de um estudo de caso no Instituto Estadual Arneldo Matter. Neste sentido, buscou-se compreender inicialmente o que é a “Evasão Escolar”, identificando as causas que levam os alunos a evadirem-se da escola. Também foi realizado um estudo das leis de Amparo e Permanência do Aluno na Escola e identificado como às exigências desta lei vem sendo aplicadas no Instituto Arneldo Matter. Durante a realização da pesquisa, a metodologia utilizada teve dois momentos distintos: a pesquisa bibliográfica descritiva, que trabalhou autores referências nas temáticas dedicadas a Educação como: Evasão Escolar; Capital Cultural dos Educandos, Formação de Professores, Culpabilização dos Professores. Entre os autores abordados destacam-se as obras de Bourdieu (1999), Frigotto (1989); Nóvoa (1999), Vasconcellos (1995), entre outros. Como pesquisa de campo foi realizado um Estudo de Caso no Instituto Estadual Arneldo Matter que visou identificar o conhecimento dos professores e coordenação sobre os motivos da Evasão Escolar no Instituto, bem como conhecer através de diálogos e questionários realizados com os estudantes suas perspectivas de futuro em relação aos estudos, os motivos da desistência e desmotivação com os estudos. Os dados coletados através de questionário com professores, coordenação, alunos e familiares apontaram para diversas causas para a evasão escolar, entre elas, questões econômicas, sociais e familiares. Nesse sentido, a pesquisa buscou contribuir com a ampliação do olhar sobre a “Evasão Escolar” a partir de um único estudo de caso, porém compreende-se que os resultados obtidos podem estar refletindo a realidade de inúmeras escolas no município e região.
Resumen : La evasión escolar preocupa tanto la escuela como los padres, los alumnos y el gobierno. De este modo, el objetivo central del presente Trabajo de Conclusión de curso de Licenciatura en Ciencias Humanas fue buscar conocer sus causas y consecuencias. Además de identificar y analizar los principales motivos de la evasión escolar en la enseñanza media, a partir de un estudio de caso en el Instituto Estatal Arneldo Matter. En este sentido, se buscó comprender inicialmente lo que es la "Evasión Escolar", identificando las causas que llevan a los alumnos a evadirse de la escuela. También se realizó un estudio de la Ley n° Lei 9.394 de amparo y permanencia del alumno en la escuela e identificado como a las exigencias de esta ley viene siendo aplicadas en el Instituto Arneldo Matter. Durante la realización de la investigación, la metodología utilizada tuvo dos momentos distintos: la investigación bibliográfica cualitativa descriptiva, que trabajó autores referencias en las temáticas dedicadas a la Educación como: Evasión Escolar; Capital Cultural de los Educandos, Formación de Profesores, Culpabilización de los Profesores. Entre los autores abordados destacan las obras de Bourdieu (1999), Frigotto (1989); (1995), entre otros. Como investigación de campo se realizó un Estudio de Caso en el Instituto Estatal Arneldo Matter que visó identificar el conocimiento de los profesores y coordinación sobre los motivos de la Evasión Escolar en el Instituto, así como conocer a través de diálogos y cuestionarios realizados con los estudiantes sus perspectivas de futuro en relación a los estudios, los motivos de la desistencia y desmotivación con los estudios. Los datos recogidos durante los diálogos y entrevistas con profesores, coordinación, alumnos y familiares apuntaron a diversas causas para la evasión escolar, entre ellas, cuestiones económicas, sociales y familiares. En este sentido, la investigación buscó contribuir con la ampliación de la mirada sobre la "Evasión Escolar" a partir de un único estudio de caso, pero se comprende que los resultados obtenidos pueden estar reflejando la realidad de innumerables escuelas en el municipio y región.
Palabras clave : Educação
Evasão Escolar
São Borja (RS)
Educación
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : CAVALHEIRO, Maria Cristina Vitali. A evasão escolar no ensino médio: um estudo de caso no Instituto Estadual Arneldo Matter. 2017. 61p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2769
Fecha de publicación : 1-dic-2017
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Humanas

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