Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2766
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Da redação à sala de aula: como os jornalistas se constituem docentes em um curso de graduação em comunicação social na região |
Autor(es): | Rodrigues, Lara Denise de Medeiros |
Primeiro Orientador: | Bica, Alessandro Carvalho |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo pesquisar e analisar bacharéis em jornalismo que atuam como professores universitários preparando novos colegas para o mercado de trabalho. Esta pesquisa que tem com título: “Da redação à sala de aula: como os jornalistas se constituem docentes no curso de graduação em Comunicação Social na região”, usou como caminho indiciário compreender o status profissional e docente de como e de quem são os jornalistas que compõem o corpo docente de uma faculdade de comunicação social da Região da campanha, e nesta perspectiva buscar analisar o perfil destes jornalistas-professores e/ou professores-jornalistas constroem sua condição de professor universitário, pois, não possuem formação docente especifica. Os dados qualitativos para realização desta pesquisa foram obtidos a partir de entrevistas semi estruturadas com quatro, dos cinco docentes do curso de comunicação social. As análises foram feitas com base em eixos e hipóteses, pautados pelas perguntas. Como resultados conclusivos desta pesquisa, entendemos que estes jornalistas formaram-se no exercício da prática docente e constituiram-se, apartir de dois aspectos: a pressão interna da instituição, exigindo a participação dos docentes em formações pedagógicas e adequações ao Ministério da Educação – MEC e, em segundo, as próprias buscas pessoais configuradas em especializações. |
Abstract: | Ce travail vise à rechercher et analyser les étudiants en Journalisme qui on comme métier aujourd'hui professeurs universitaires préparant de nouveaux collègues pour le marché du travail. Avec le titre : De l'écriture à la classe: comment les journalistes constituent les enseignants du baccalauréat en communication sociale de l'URCAMP Bagé RS. Je fait une analyse qui sont les journalistes qui composent aujourd'hui le corps de professeurs dans la Faculté de Communication Sociale de l'Université de la Région de Campagne. Je fait aussi la analyse de la compreenhsion et de la façon dont ils voient et construisent leur statut de professeur d'université, parce que, en substance, leurs formations sont techniques. Cette analyse est essentiellement basée sur les propres rapports des professionnels. |
Palavras-chave: | Letras Jornalista Jornalismo Formação de professores Ensino superior |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | RODRIGUES, Lara Denise de Medeiros. Da redação à sala de aula: como os jornalistas se constituem docentes em um curso de graduação em comunicação social na região. 42 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras- Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2766 |
Data do documento: | 14-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC LARA RODRIGUES 2017.pdf | 536.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.