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dc.contributor.advisor1Simioni, Taíse-
dc.creatorLarroza, Karoline Domingues da Cunha-
dc.date.accessioned2018-04-20T11:20:51Z-
dc.date.available2018-04-19-
dc.date.available2018-04-20T11:20:51Z-
dc.date.issued2017-06-28-
dc.identifier.citationLARROZA, Karoline Domingues da Cunha. Como exercícios de reescrita aparecem nos livros didáticos de língua portuguesa no que diz respeito à variação linguística. 48 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2759-
dc.description.abstractEste trabajo pretende centrarse en los ejercicios de reescritura. Para eso, pretendemos mostrar cómo estos ejercicios de reescritura aparecen en los libros de texto lo que se refiere a la variación lingüística. Explicaremos brevemente qué es la sociolingüística, la pedagogía de la variación lingüística, también haremos una breve historia de los libros de texto y hablaremos sobre los ejercicios de reescritura. Nuestra investigación consiste en analizar cuatro libros de texto de séptimo año (antiguo sexto grado) de portugués y observar si estos libros contienen ejercicios de reescritura en el contexto de la variación lingüística y cómo se presentan. De este análisis respondemos a tres preguntas que guiaron nuestro trabajo, que son: (A) los libros de texto presentan ejercicios de reescritura y ¿cómo es la abordaje de los mismos? (B) entre los libros de texto estudiados ¿hubo algún cambio de un período (2002) al otro (2012) en cuanto a los ejercicios de reescritura? y (C) ¿Cómo es posible abordar la temática de la reescritura para que haya un desglose de los prejuicios lingüísticos? Los resultados de la pregunta (A) muestran que los libros de texto tienen ejercicios de reescritura, pero ninguno de ellos en los moldes que esperábamos encontrar; para el tema (B) es posible comprobar cambios poco significativos entre los libros más antiguos y los más nuevos; y a la pregunta (C) traemos una propuesta de actividad que trabaja con los diferentes usos de la lengua y también ayuda el desglose de los prejuicios lingüísticos. Concluimos que, habida cuenta de lo que esperábamos encontrar, hubo avances en relación con estos ejercicios. Sin embargo, aún queda mucho por recorrer.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectVariaçãopt_BR
dc.subjectReescritapt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.titleComo exercícios de reescrita aparecem nos livros didáticos de língua portuguesa no que diz respeito à variação linguísticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende focar em exercícios de reescrita. Para isso, pretendemos mostrar como esses exercícios de reescrita aparecem em livros didáticos no que se refere à variação linguística. No que diz respeito à fundamentação teórica do trabalho, explicamos brevemente o que é sociolinguística, pedagogia da variação linguística, também fazemos um breve histórico sobre livros didáticos e falamos sobre os exercícios de reescrita. Nossa pesquisa consiste em analisar quatro livros didáticos de sétimo ano (antiga sexta série) de português e observar se esses livros contêm exercícios de reescrita no âmbito da variação linguística e como são apresentados. A partir dessa análise respondemos a três perguntas que nortearam nosso trabalho, que são: (A) os livros didáticos apresentam exercícios de reescrita e como se dá a abordagem dos mesmos? (B) entre os livros didáticos analisados houve alguma mudança de um período (2002) para o outro (2012) no que diz respeito aos exercícios de reescrita? e (C) de que maneira é possível abordar a temática da reescrita para que haja a quebra de preconceitos linguísticos? Os resultados para a questão (A) mostram que os livros didáticos apresentam exercícios de reescrita, porém nenhum deles nos moldes que esperávamos encontrar; para a questão (B) é possível verificarmos mudanças pouco significativas entre os livros mais antigos e mais novos; e para a questão (C) trazemos uma proposta de atividade que trabalha com os diferentes usos da língua e também ajuda na quebra de preconceitos linguísticos. Concluímos que, em vista ao que esperávamos encontrar, houve avanços no que diz respeito a esses exercícios. Todavia ainda há muito a ser percorrido.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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TCC Karoline Larroza 2017.pdf1.87 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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