Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2745
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: (Re)conhecimento de alunos do município de Bagé/RS/Brasil sobre o que é ser fronteiriço e/ou latino-americano
Autor(es): Souza, Jéssica da Rosa
Primeiro Orientador: Irala, Valesca Brasil
1° Membro da banca: Irala, Valesca Brasil
2° Membro da banca: Mota, Sara dos Santos
3° Membro da banca: Morais, Kátia Vieira
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar o que alunos do município de Bagé/RS/Brasil, de um terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade, conhecem e têm a dizer sobre a fronteira Brasil-Uruguai (região onde vivem) e sobre a América Latina e o que isso aponta sobre seu (re)conhecimento cultural (CANCLINI, 2008). A análise deste trabalho foi baseada em dados obtidos por meio de um grupo focal (GONDIM, 2002), bem como por um questionário dissertativo-argumentativo, sobre os mesmos temas, aplicado aos alunos após a realização do grupo. Os critérios para a escolha desses estudantes deu-se pela busca de alunos bageenses que tivessem cursado todos os níveis de ensino na cidade de Bagé e estivessem concluindo o Ensino Médio em 2017. Esta delimitação foi pensada para melhor delinear o perfil de estudantes bageenses com, aproximadamente, o mesmo tempo escolar na cidade, para que fossem sujeitos mais representativos da questão de pesquisa. A pesquisadora buscou, por meio dos dados obtidos, analisar qual a relação desses estudantes com os temas abordados no grupo focal (Fronteira e América Latina) e o que suas opiniões e reflexões revelam ou apontam sobre seu (re)conhecimento em serem fronteiriços e/ou latino americanos. Além disso, busquei analisar quais os possíveis influenciadores/formadores dessas opiniões como a mídia, por exemplo, mas principalmente qual foi o papel da escola na construção desse (re)conhecimento identitário (HALL, 2006). Quanto aos resultados, pode-se dizer que os alunos expressaram seus conhecimentos a respeito da fronteira mais espontaneamente do que sobre a América Latina e que, embora alguns não tivessem refletido sobre essas questões anteriormente, somente um dos alunos bageenses disse não identificar-se em ser fronteiriço. Já quanto a ser latino-americanos todos, com exceção de uma aluna que não respondeu, reconheciam-se como tal. Sobre suas experiências escolares, a maioria não recordava ter estudado sobre os temas abordados; entretanto, quando questionados sobre quem seriam seus principais influenciadores para as respostas dadas, a escola aparece nove vezes, ou seja, ainda que não tenham realizado atividades suficientemente significativas para os estudantes, a escola, de alguma maneira, abordou esses temas, um dado positivo que ainda pode ser melhorado.
Abstract: Este trabajo presenta una investigación realizada con el objetivo de analizar lo que los alumnos del municipio de Bagé/RS/Brasil, de un tercer año de una escuela secundaria pública de esa ciudad, conocen y tienen a decir sobre la frontera Brasil-Uruguay (la más próxima de donde viven) y sobre Latinoamérica y lo que eso apunta sobre su (re)conocimiento cultural (CANCLINI, 2008). El análisis de este trabajo fue basado en datos obtenidos por medio de un grupo focal (GONDIM, 2002), así como por un cuestionario disertativo-argumentativo, sobre los mismos temas, aplicado a los alumnos después de la realización del grupo. Los criterios para la elección de esos estudiantes se dio por la búsqueda de alumnos bageenses que hubiesen asistido a todos los niveles de enseñanza en la ciudad de Bagé y estuviesen concluyendo la Escuela Secundaria en 2017. Esta delimitación fue pensada para mejor delinear el perfil de estudiantes bageenses con, aproximadamente, el mismo tiempo escolar en la ciudad, para que fueran sujetos más representativos de la cuestión de investigación. La investigadora buscó, por medio de los datos obtenidos, analizar cuál la relación de esos estudiantes con los temas abordados en el grupo focal (Frontera y Latinoamérica) y qué revelan o apuntan sus opiniones y reflexiones sobre su (re)conocimiento en ser fronterizos y/o latinoamericanos. Además de eso, busqué analizar cuáles los posibles influyentes/formadores de esas opiniones como los medios de comunicación, por ejemplo, pero principalmente cuál fue el papel de la escuela en la construcción de ese (re)conocimiento identitario (HALL, 2006). Sobre los resultados, se puede decir que los alumnos expresaron sus conocimientos a respecto de la frontera más espontáneamente que sobre Latinoamérica y, aún que unos no hubiesen reflexionado sobre esas cuestiones anteriormente, sólo uno de los alumnos bageenses dice no identificarse en ser fronterizo. Ya cuanto a ser latinoamericanos todos, excepto una aluna que no contestó, se reconocían como tal. Sobre sus experiencias escolares, la mayoría no recordaba haber estudiado sobre los temas abordados; sin embargo, cuando cuestionados sobre quien serian sus principales factores influyentes para las respuestas dadas, la escuela apareció nueve veces, o sea, aunque no hayan realizado actividades suficientemente significativas, para los estudiantes, la escuela, de alguna manera, abordó esos temas, un dato positivo que aún puede ser mejorado.
Palavras-chave: Letras
Fronteiriços
Latino-americanos
Educação
Papel da escola
Bagé
Fronteira
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: SOUZA, Jéssica da Rosa. (Re)conhecimento de alunos do município de Bagé/RS/Brasil sobre o que é ser fronteiriço e/ou latino-americano. 105 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2745
Data do documento: 5-Dez-2017
Aparece nas coleções:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jéssica Souza 2017.pdf8.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.