Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2736
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Conceitos linguísticos e suas contribuições para a prática jornalística: até onde é feita essa relação nos cursos de jornalismo |
Autor(es): | Medeiros, Aline Azevedo |
Primeiro Orientador: | Simioni, Taíse |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar a presença de conceitos linguísticos nos cursos de jornalismo de algumas cidades do Rio Grande do Sul (RS). Esta temática foi escolhida para averiguar a visão que o aluno do curso de jornalismo tem sobre conceitos de língua/linguagem. O referencial utilizado abarca principalmente cinco correntes teóricas da área da Linguística, que são: a visão saussureana, a visão dialógica da enunciação, a visão dialógica do enunciado, a visão pragmática e a visão discursiva. Para realizar a pesquisa foram coletados os dados necessários através de aplicação de um questionário com alunos ingressantes e formandos dos cursos de jornalismo de instituições públicas e privadas do RS. Além do questionário, foram analisados os Projetos Pedagógicos de Curso das instituições selecionadas. A análise foi feita através da comparação de informações dos Projetos com as respostas dos alunos das instituições e, ainda, da comparação entre as respostas de alunos ingressantes e formandos. A pesquisa resultou em um perfil de estudante de jornalismo com uma visão pouco crítica sobre a língua, sobre os manuais de redação e que ressalta a importância da gramática normativa. |
Abstract: | The present work aims to investigate the presence of linguistic concepts in the journalism courses of some cities of Rio Grande do Sul (RS). This theme was chosen to ascertain the vision that the student of the journalism course has on concepts of language / language. The reference framework used mainly comprises five theoretical currents in the area of Linguistics, which are: the Saussurean vision, the dialogical vision of enunciation, the dialogical vision of the utterance, the pragmatic vision and the discursive vision. To carry out the research, the necessary data were collected through the application of a questionnaire with incoming students and graduates of the journalism courses of public and private institutions of RS. In addition to the questionnaire, the Pedagogical Course Projects of the selected institutions were analyzed. The analysis was done by comparing information from the Projects with the students' responses from the institutions and also from the comparison between the responses of incoming and trainee students. The research resulted in a student profile of journalism with an uncritical view of the language, writing manuals and highlighting the importance of normative grammar. |
Palavras-chave: | Letras Linguística Linguagem Jornalismo Projetos pedagógicos |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | MEDEIROS, Aline Azevedo. Conceitos linguísticos e suas contribuições para a prática jornalística: até onde é feita essa relação nos cursos de jornalismo?. 60 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2736 |
Data do documento: | 29-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Aline Medeiros 2016.pdf | 447.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.