Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2728
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Ensino de inglês no Brasil e nos Estados Unidos: diferenças metodológicas
Autor(es): Araújo, Mariel Monteiro de
Primeiro Orientador: Assumpção, Simone Silva Pires de
1° Membro da banca: Assumpção, Simone Silva Pires de
2° Membro da banca: Morais, Kátia Vieira
3° Membro da banca: Mello, Mariana
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo observar, analisar e comparar as metodologias de ensino utilizadas por quatro professores de inglês como língua adicional, dois no Brasil e dois nos Estados Unidos. Nosso referencial teórico incluiu um breve percurso histórico das metodologias de ensino de línguas adicionais, bem como o ensino de inglês para estrangeiros, com base nos autores Brown (2001, 2007), Richards e Rodgers (2001) e Leffa (1988). Nossa metodologia de pesquisa consistiu em uma pesquisa bibliográfica no campo da linguística aplicada, para conhecer as metodologias de ensino de línguas adicionais, e uma pesquisa de campo que incluiu observações das aulas de inglês de dois professores na cidade de Bagé/RS e outros dois na cidade de San Diego/CA, usando fichas de observação como instrumento de registro, e entrevistas com os professores e alunos. Como resultado principal, a pesquisa apontou que a escola brasileira adotava o Método Direto, enquanto as aulas observadas nos Estados Unidos seguiam princípios da Abordagem Comunicativa. Em ambos os contextos, porém, a metodologia adotada foi considerada adequada por professores e alunos.
Resumen : This research aimed to observe, analyze and compare the teaching methodologies used by four teachers of English as an additional language, two in Brazil and two in the United States. Our theoretical framework included a brief historical background of additional language teaching methodologies as well as the teaching of EFL, based on Brown (2007), Richards and Rodgers (2001) and Leffa (1988). Our research methodology consisted in a bibliographical review in the field of applied linguistics to know more about additional language teaching methodologies, followed by a field research which included class observations in the city of Bagé/RS (Brazil) and in San Diego/CA, using observation sheets as a recording instrument, and interviews with teachers and students. As the main result, the research showed that the Brazilian school followed the Direct Method, while the classes observed in the United States followed principles of the Communicative Approach. In both contexts, however, the methodology was considered adequate by teachers and students.
Palabras clave : Letras
Metodologias de ensino
Ensino de língua inglesa
Inglês para estrangeiros
Ensino
Língua inglesa
Línguas
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : ARAÚJO, Mariel Monteiro de. Ensino de inglês no Brasil e nos Estados Unidos: diferenças metodológicas. 54 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2728
Fecha de publicación : 4-jul-2016
Aparece en las colecciones: Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Mariel Araújo 2016.pdf814.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.