Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2688
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Desenvolvimento de um módulo didático para ensino de automação industrial
Autor(es): Heck, Guilherme de Souza
Primeiro Orientador: Mantovani, Cesar Antônio
Coorientador: Eckhardt, Vanderlei
2° Membro da banca: Carvalho, Maurício Nunes Macedo de
3° Membro da banca: Lima, Carlos Enio Jorge
Resumo: A competitividade existente no ramo industrial provoca a busca das organizações por soluções eficazes em processos e atividades. Com isso, o domínio de técnicas de automação industrial desempenha um papel importante nesse aspecto, uma vez que pode auxiliar uma organização a obter vantagens que proporcionem diferenciação, confiabilidade e baixos custos em seus processos e produtos. A demanda por profissionais melhor capacitados para encarar os desafios propostos pelo mercado de trabalho faz com que os estudantes necessitem cada vez mais de alternativas que possam suprir suas dificuldades de compreensão das temáticas abordadas em seus cursos de capacitação. Este trabalho teve por objetivo investigar a ocorrência de melhoria no processo de ensino aprendizagem com a aplicação de um modelo didático na área de automação industrial simulando uma situação real capaz de auxiliar estudantes das áreas técnicas de modo a transpor a barreira existente na assimilação de conteúdos teóricos. O trabalho se deu a partir do desenvolvimento de um módulo didático, da sua utilização em atividade prática de sala de aula e questionamentos ao público alvo com a elaboração de um diagnóstico que possibilitou a verificação de ganhos ou deficiências em comparação com atividades de ensino convencionais. A partir do diagnóstico foi possível determinar a efetividade do modelo desenvolvido como ferramenta para o suporte de atividades de ensino.
Resumen : The existing competitiveness in the industrial sector causes the search of organizations to effective solutions in processes and activities. Thus, mastery of industrial automation techniques plays an important role in this regard, once it can help an organization gain advantages that provide differentiation, reliability and low costs in its processes and products. The demand for professionals better able to face the challenges posed by the labor market makes the students need more and more alternatives that can overcome their difficulties of understanding the topics addressed in their training courses. The objective of this work was to investigate the occurrence of improvement in the teaching learning process with the application of an instructional didactic model in the area of industrial automation simulating a real situation capable of helping students of the technical areas in order to overcome the existing barrier in the assimilation of contents theorists. The work was based on the development of an instructional model, its use in practical classroom activity and questioning of the target public with the elaboration of a diagnosis that enabled the verification of gains or deficiencies in comparison to teaching activities Conventional. From the diagnosis it was possible to determine the effectiveness of the model developed as a tool to support teaching activities.
Palabras clave : Engenharia
Engenharia de produção
Automação industrial
Eletropneumática
Efetividade
Ensino aprendizagem
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : HECK, Desenvolvimento de um módulo didático para ensino de automação industrial. 75 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2688
Fecha de publicación : 27-jun-2017
Aparece en las colecciones: Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Guilherme Heck 2017.pdf872.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.