???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2655
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Comunicação para a indústria criativa: um estudo a partir do curso de sistemas de informação do IFFAR - São Borja/RS
Autor(es): Curtis, Caroline Bernardo
Primeiro Orientador: Silva, Marcela Guimarães e
1° Membro da banca: Martins, Tiago Costa
2° Membro da banca: Correa, Claiton Marques
Resumo: O presente estudo teve como foco principal, analisar a comunicação no contexto do curso Sistemas de Informação do Instituto Federal Farroupilha, campus São Borja, com os seus públicos. Para comtemplar os objetivos do estudo, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, a fim de elucidar os conceitos discutidos no trabalho e contextualizar teoria e prática, mediante a realização de entrevistas com docentes e discentes do curso, que possibilitou visualizar a comunicação suas funções e estratégias no cenário acadêmico, como processo e produto para a indústria criativa. Apresenta-se primeiramente um breve histórico sobre a comunicação, discorrendo de sua evolução, e assim fazendo um paralelo entre o conceito e seu efeito dentro e fora de uma organização, trazendo conceitos pontuais que perpetuam no cenário comunicacional e que refletem sobre os mais diversos públicos. Fala-se sobre indústria criativa e economia criativa e como o processo comunicacional modifica o meio em que está inserida e a forma de pensar dos públicos, visualizando-o em diferentes cenários, onde a comunicação passa a ser fator de impulsionamento. Foram escolhidos docentes e discentes do curso Sistemas de Informação, do IFFar Campus São Borja, como objeto de estudo da presente pesquisa. Prosseguiu-se então para as análises das entrevistas realizadas com os mesmos, chegando-se ao resultado final que deu conta de reconhecer o que é o curso e como seu público percebe a comunicação dentro do cenário acadêmico. Os objetivos propostos foram atingidos e a conclusão aponta alguns trabalhos que poderão ser sucedidos a partir desse, bem como algumas reflexões sobre a importância de realizar-se um planejamento e estratégico para conhecer o público que se busca alcançar e de como a comunicação pode utilizar-se desse processo para proporcionar a instituições uma relação de troca entre seus públicos de interesse. Os resultados da pesquisa apontaram que a evolução dos meios de comunicação e o acesso a um grande número de informações, mas que isso não deixa de ser uma preocupação e que investir em comunicação passa a ser um fator primordial entre as relações de determinados ambientes, pois a comunicação e sua importância passam a ser discutidas e visualizadas nos mais diversos cenários.
Abstract: The present study had as main focus, to analyze the communication in the context of the Information Systems course of the Federal Institute Farroupilha, campus-São Borja, with its publics. In order to contemplate the objectives of the study, bibliographical and documentary researches were carried out in order to elucidate the concepts discussed in the work and to contextualize theory and practice, through interviews with teachers and students of the course, which made it possible to visualize the communication of its functions and strategies in the academic setting, as a process and product for the creative industry. It was first presented a brief history about the communication, discussing its evolution, and thus making a parallel between the concept and its effect inside and outside an organization, bringing punctual concepts that perpetuate in the communicational scenario and that reflect on the most diverse publics . We talked about creative industry and creative economy and how the communication process modifies the environment in which it is inserted and the way of thinking of the public, visualizing it in different scenarios, where communication becomes a driving factor. Teachers and students of the IFFar Campus São Borja Information Systems course were chosen as the object of study of this research. The analysis of the interviews with the students was then followed up, and the final result was the recognition of what the course is and how the audience perceives communication within the academic setting. The proposed objectives were achieved in part and the conclusion points to some work that may be succeeded from this, as well as some reflections on the importance of carrying out a planning and strategic to know the audience that is sought to reach and how communication can to use this process to provide institutions with a relationship of exchange between their stakeholders. The results of the research pointed out that the evolution of the media and the access to a large number of information, but that this is not a concern and that investing in communication becomes a primordial factor between the relationships of certain environments, since the communication and its importance are now discussed and visualized in the most diverse scenarios.
metadata.dc.subject: Comunicação
Educação
Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia Farroupilha - campus São Borja
Communication
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: CURTIS, Caroline Bernardo. Comunicação para a indústria criativa: um estudo a partir do curso de sistemas de informação do IFFAR - São Borja/RS. 2017. 62p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2655
metadata.dc.date.issued: 11-Dec-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Relações Públicas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Caroline Bernardo Curtis (2017).pdf906.21 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???