???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2650
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Carvalho, Mauricio Nunes Macedo de-
dc.creatorBajadares, Içara Moreira-
dc.date.accessioned2018-04-05T19:16:26Z-
dc.date.available2016-04-05-
dc.date.available2018-04-05T19:16:26Z-
dc.date.issued2016-06-27-
dc.identifier.citationBAJADARES, Içara Moreira. Análise da evasão no curso superior em engenharia de produção da Universidade Federal do Pampa: estudo de caso utilizando uma ferramenta da teoria das restrições. 104 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2650-
dc.description.abstractWhen considering actions around the dropout phenomenon in Brazil, it is noticeable that these are usually conducted in an individualized way, through institutional or research initiatives. The Ministry of Education holds an annual survey related to the collection of key data of higher education. However, regarding the dropout phenomenon, the latest survey released in 2010, does not provide tools to support the avoidance analysis of indicators or even a standard calculation that allows comparative analysis. This work, through a quantitative and qualitative approach, presents the most relevant causes leading academic abandonment of higher education, in particular the course of the Federal University of Pampa Production Engineering (UNIPAMPA) campus Bagé. The period of analysis of this case study included the years 2012 to 2014, where the data were obtained from the Information System for Education (SIE) and through questionnaires. Data were analyzed from the application of the Theory of Constraints tools, the Current Reality Tree (ARA). The use of ARA enabled the identification of the four most important factors that cause avoidance: successive disapprovals; Competition from other HEIs; working hours and; Financial problems. He suggested to the development of the Future Reality Tree and Clouds Scatter diagram, and future reproductions of this work in other campus courses Bagé and even in other Camper IES, so this research may become wider. It will contribute to a greater number of people will better understand the variables that involve the avoidance phenomenon.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectFatorespt_BR
dc.subjectTeoria das restriçõespt_BR
dc.titleAnálise da evasão no curso superior em engenharia de produção da Universidade Federal do Pampa: estudo de caso utilizando uma ferramenta da teoria das restriçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee2Peralta, Carla Beatriz da Luz-
dc.contributor.referee3Lindemann, Renata Hernandez-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoAo se considerar ações em torno do fenômeno da evasão no Brasil, é perceptível que essas são, normalmente, conduzidas de maneira individualizada, através de iniciativas institucionais ou de pesquisa. O Ministério da Educação realiza anualmente um levantamento relacionado à coleta dos principais dados do ensino superior. Porém, no que tange o fenômeno da evasão, o último levantamento divulgado em 2010, não oferece ferramentas de apoio à análise de indicadores da evasão ou mesmo um cálculo padrão que permita análises comparativas. Este trabalho, através de uma abordagem quantitativa e qualitativa, apresenta as causas mais relevantes que levam o acadêmico ao abandono do ensino superior, em especial, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé. O período de análise deste estudo de caso compreendeu os anos de 2012 a 2014, onde os dados foram obtidos através do Sistema de Informações para o Ensino (SIE) e por meio de questionários. Os dados foram analisados a partir da aplicação de uma das ferramentas da Teoria das Restrições, a Árvore da Realidade Atual (ARA). A utilização da ARA possibilitou a identificação dos quatro fatores mais relevantes que ocasionam a evasão: Reprovações sucessivas; Concorrência de outras IES; Horário de trabalho e; Problemas financeiros. Sugestionou-se o desenvolvimento da Árvore da Realidade Futura e do Digrama de Dispersão de Nuvens, além de futuras reproduções deste trabalho nos outros cursos do campus Bagé e até nos demais campi da IES, para que a presente pesquisa se torne mais ampla. Desta forma, contribuirá para que um maior número de pessoas venha a entender melhor as variáveis que envolvem o fenômeno da evasão.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Produção

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Içara Bajadares 2016.pdf1.37 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???