Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2638
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão no ensino superior: as principais barreiras e apoios encontrados pelos alunos inclusos na Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé
Autor(es): Silva, Cláudia Alves da
Primeiro Orientador: Martins, Claudete da Silva Lima
1° Membro da banca: Martins, Claudete da Silva Lima
2° Membro da banca: Bica, Alessandro Carvalho
3° Membro da banca: Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa
Resumo: A partir da crescente democratização do ensino, em especial dos estudantes com deficiência, o presente trabalho busca mostrar a realidade da educação inclusiva no ensino superior, especificamente na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) campus Bagé/RS. O objetivo do trabalho é investigar quais são as principais barreiras e apoios encontrados pelos alunos com deficiência no ensino superior. O projeto fará uma breve retomada em documentos oficiais nacionais estabelecendo um parâmetro de suas reais aplicabilidades sob o ponto de vista do discente incluso. Será feita uma pesquisa qualitativa, tendo por sujeitos os alunos com deficiência matriculados nos cursos oferecidos pelo campus Bagé da Universidade Federal do Pampa, afim, de evidenciar a real necessidade dos alunos e suas perspectivas em relação à permanência na UNIPAMPA campus Bagé. Conclui-se que os alunos com deficiência encontram algumas barreiras arquitetônicas que não impedem a permanência na universidade e o progresso na vida acadêmica onde podem concluir seus estudos e ainda dar continuidade com cursos de qualificação superior.
Abstract: From the growing democratization of education, particularly for students with disabilities, this paper seeks to show the reality of inclusive education in higher education, specifically the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) campus Bagé / RS. The objective is to investigate what are the main barriers faced by students with disabilities in higher education. The project will make a brief resumption in domestic official documents establishing a parameter of their actual applicability from the point of view of the enclosed student . A qualitative research will be done , with the subject students with disabilities enrolled in courses offered by Bage campus of the Federal University of Pampa , in order , to show the real needs of students and their perspectives. It was concluded that students with disabilities are some architectural barriers that do not prevent the permanence in the university and the progress in academic life where they can complete their studies and also to continue with superior training courses.
Palavras-chave: Letras
Inclusão
Ensino superior
Barreiras
Ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: SILVA, Cláudia Alves da. Inclusão no ensino superior: as principais barreiras e apoios encontrados pelos alunos inclusos na Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé. 39 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2638
Data do documento: 15-Jul-2015
Aparece nas coleções:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Claudia Silva 2015.pdf725.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.