Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2607
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Bullying: um olhar a partir da realidade de uma escola privada de Bagé-RS
Autor(es): Garcia, Aline Luiz
Primeiro Orientador: Martins, Claudete da Silva Lima
1° Membro da banca: Martins, Claudete da Silva Lima
2° Membro da banca: Corrêa, Gilnara da Costa
3° Membro da banca: Bicca, Alessandro Carvalho
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir a ocorrência de Bullying em uma escola privada de Bagé-RS. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa na perspectiva de estudo de caso. O objetivo desta pesquisa foi investigar a ocorrência de Bullying em uma escola privada de Bagé-RS e identificar a forma com que os professores reagem diante dessas práticas. Foram entrevistados 23 (vinte e três) alunos e 6 (seis) professores da escola investigada sobre a presença de Bullying na escola e sobre os métodos adotados pelos docentes no intuito de diminuir tais incidências. Os resultados obtidos evidenciaram que na escola ocorrem situações de Bullying e que tais práticas começam, em geral, dentro da sala de aula estendendo-se para fora dela. Podemos observar que os professores, diante de tais práticas, adotam uma postura passiva, não interveem e acreditam que tais incidências são normais e/ou brincadeiras de criança. Notamos, também, que ainda falta uma ação conjunta entre os docentes, pais e alunos da escola no intuito de diminuir tais incidências de Bullying dentro e fora da escola.
Abstract: This paper aims to present and discuss the occurrence of Bullying in a private school in Bagé-RS. To do so, we developed a qualitative research from a case study perspective. The objective of this research was to investigate the occurrence of Bullying in a private school in Bagé-RS and to identify how teachers react to these practices. Twenty-three students and six (6) teachers of the investigated school were interviewed about the presence of Bullying at school and about the methods adopted by teachers in order to reduce such incidences. The results obtained showed that Bullying occurs in school and that such practices usually begin within the classroom and spread out. We can observe that teachers, in face of such practices, adopt a passive attitude, do not intervene and believe that such incidences are normal and / or child's play. We also note that there is still a need for joint action among teachers, parents and school students to reduce such incidences of bullying in and out of school.
Palavras-chave: Letras
Bullying
Educação
Escola privada
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: GARCIA, Aline Luiz. Bullying: um olhar a partir da realidade de uma escola privada de Bagé-RS. 31 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2607
Data do documento: 17-Jul-2015
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Aline Garcia 2015.pdf617.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.