Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2593
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | La constitución de una política lingüística local para la enseñanza de español en escuelas municipales de Santana do Livramento: un estudio de documentos oficiales y de la percepción de los docentes |
Autor(es): | Gonçalvez, Isabel Daiana |
Primeiro Orientador: | Mota, Sara dos Santos |
1° Membro da banca: | Mota, Sara dos Santos |
Resumo: | Este estudio tuvo como objetivo general identificar la constitución de una política lingüística local para la enseñanza del español en las escuelas municipales de Santana do Livramento, frontera con la ciudad de Rivera, Uruguay, en inicios de los años 90. Como objetivo específico, se buscó analizar los tres subdocumentos que componen el documento “Projeto da Implantação do Idioma Espanhol”, con relación a tres aspectos: la formación de profesores, el método de enseñanza utilizado en la escuela, las temáticas y contenidos trabajados. Asimismo, se procuró conocer la percepción de los profesores actuantes en la época del proyecto acerca de la política lingüística adoptada. Para esa investigación adoptamos una metodología cualitativa y utilizamos como instrumentos para la recolección de los datos de los profesores un cuestionario y entrevistas grabadas. La percepción de los profesores confirma la implementación de una política lingüística local, lo que se pudo verificar, especialmente, en la etapa de la planificación lingüística, con relación a los recursos adoptados. |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo geral identificar a constituição de uma política lingüística local para o ensino do espanhol em escolas municipais de Santana do Livramento, fronteira com a cidade de Rivera, Uruguai, no inicio dos anos 90. Como objetivo específico, se buscou analisar três subdocumentos que compõem o documento “Projeto da Implantação do Idioma Espanhol”, com relação a três aspectos: a formação de professores, o método de ensino utilizado na escola, as temáticas e conteúdos trabalhados. Além disso, procurou-se conhecer a percepção dos professores atuantes na época do projeto sobre a política lingüística adotada. Para essa investigação adotamos uma metodologia qualitativa e utilizamos instrumentos para coletar os dados dos professores um questionário e entrevistas gravadas. A percepção dos professores confirma a implantação de uma política lingüística local, o que se pode verificar, especialmente, na etapa da planificação lingüística, com relação aos recursos adotados. |
Palavras-chave: | Letras Política lingüística local Professores Ensino do espanhol Santana do Livramento |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | spa |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | GONÇALVEZ, Isabel Daiana. La constitución de una política lingüística local para la enseñanza de español en escuelas municipales de Santana do Livramento: un estudio de documentos oficiales y de la percepción de los docentes. 74 p. . 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2593 |
Data do documento: | 7-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Isabel Gonçalvez 2015.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.