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dc.contributor.advisor1Mota, Sara dos Santos-
dc.creatorSeixa, Ana Paula Ferreira-
dc.date.accessioned2018-03-28T18:54:30Z-
dc.date.available2018-03-28-
dc.date.available2018-03-28T18:54:30Z-
dc.date.issued2015-12-07-
dc.identifier.citationSEIXA, Ana Paula Ferreira. Portugués como lengua adicional: investigación-acción en una escuela rural de Canelones/Uruguay. 76 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2592-
dc.description.abstractA presente pesquisa-ação abarcou as indagações de uma docente-pesquisadora em formação, acerca da proposta didática elaborada e colocada em prática por ela, em uma escola rural do departamento de Canelones, Uruguai, levando em consideração o ensino de português como língua adicional (PLA). É através do processo cíclico da pesquisa-ação que buscou-se planejar, agir, observar e refletir sobre a prática docente em questão. Pretendeu-se constatar se é importante sensibilizar os alunos de tal comunidade escolar à aprendizagem de PLA. Além disso, discutiu-se brevemente a situação do ensino de português como língua adicional nos países membros do Mercosul. Ainda, se recuperaram algumas políticas públicas que foram criadas desde o Setor Educacional do Mercosul, leis e/ou acordos bilaterais entre os países membros do bloco para a divulgação e ensino de PLA. Também, a nível de fechamento, pretendeu-se apontar caminhos para a reformulação da proposta didática, compreendendo que um ciclo sempre gera outro ciclo, o que é parte do ofício de todo docente que se instiga a refletir sobre sua prática, a fim de melhorá-la sempre que possível/necessário. Buscou-se reconhecer a importância de dita experiência para a formação da docente-pesquisadora, a possibilidade de transpor-se entre o ensino de uma língua e outra (português ou espanhol), repensando a utilização de contribuições teórico-metodológicas mais amplas. Por último, lançam-se novas indagações para a formulação do próximo ciclo desta pesquisa-ação.pt_BR
dc.languagespapt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectEnsino de PLApt_BR
dc.subjectMercosul educacionalpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.titlePortugués como lengua adicional: investigación-acción en una escuela rural de Canelones/Uruguaypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoLa presente investigación-acción abarcó las indagaciones de una docente-investigadora en formación acerca de una propuesta didáctica elaborada y puesta en práctica por ella, en una escuela rural del departamento de Canelones, Uruguay, dirigida a la enseñanza de portugués como lengua adicional (PLA). Es a través del proceso cíclico de la investigación-acción que se buscó planificar, actuar, observar y reflexionar sobre la práctica docente en cuestión. Se pretendió constatar si es importante sensibilizar a los alumnos de tal comunidad escolar para el aprendizaje de PLA. Además, se discutió brevemente la situación de la enseñanza de portugués como lengua adicional en los países miembros del Mercosur. Aun, se recuperaron algunas políticas lingüísticas que fueron creadas desde el Sector Educativo del Mercosur, leyes y/o acuerdos bilaterales entre los países miembros del bloque para la difusión y enseñanza de PLA. También, a nivel de cierre, se pretendió apuntar caminos hacia la reformulación de la propuesta didáctica, comprendiendo que un ciclo siempre genera otro ciclo, lo que es parte del oficio de todo docente que se instiga a reflexionar sobre su práctica, a fin de mejorarla siempre que posible/necesario. Se buscó reconocer la importancia de dicha experiencia para la formación de la docente-investigadora, la posibilidad de transponerse entre la enseñanza de una lengua y otra (portugués o español), repensando la utilización de aportes teórico-metodológicos más amplios. Por último, se lanzan nuevas indagaciones para la formulación del próximo ciclo de esta investigación-acción.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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