???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2577
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Educação não formal, contribuição da extensão rural oficial no espaço da agricultura familiar
Autor(es): Gonçalo, Francisco Alves da Fonseca e
Primeiro Orientador: Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa
Resumo: Neste trabalho, procurei discutir o processo de educação não formal, no âmbito da extensão rural, e busquei responder a seguinte questão de pesquisa: Como se dá a apropriação do conhecimento por parte dos agricultores familiares, sujeitos investigados? O presente estudo teve como base científica a educação não formal e a extensão rural. A metodologia empregada foi caracterizada como uma pesquisa social descritiva que se utilizando de uma metodologia científica permitiu estudar um grupo social, ou seja, agricultores familiares. Para tanto, como instrumento realizei entrevistas com membros das famílias de agricultores em oito unidades de produção, em comunidades rurais do município de Bagé/RS. E após dividiu-se em categorias buscando compreender a produção social do grupo profissional em questão, sendo estas: Atividade Econômica na Propriedade, Políticas Públicas para Produção Rural, Avaliação do Produtor, A Visão da Extensão Rural Atual e a A Educação Não Formal. Concluo afirmando que: O serviço de extensão rural é realizado pela EMATER/RS. Há uma tensão no papel do extensionista, no processo de desenvolvimento rural, entre pautar pela estratégia difusionista, transferência de tecnologia, de extensão rural e a proposta dialógica, uma relação social em que as pessoas envolvidas dialogam e comunicam. Acreditamos que cada um tem a capacidade de refletir sobre suas próprias experiências e concepções em termos de intervenção pedagógica. Evidentemente, a própria forma com que expressamos nossas reflexões determina um assumir postura, pois não existe neutralidade. Concluímos que a apropriação do conhecimento nasce de uma solução – problema, ou seja, o agricultor necessita resolver um problema seja por motivação espontânea ou induzida (extensionista) e pela modificação consciente da conduta através de um processo cumulativo de conhecimentos e de experiências.
Abstract: En este trabajo, traté de discutir el proceso de la educación no formal dentro de la extensión, y he tratado de responder a la siguiente pregunta de investigación: ¿Cómo afecta la apropiación del conocimiento por los agricultores, los sujetos investigados? Este estudio se basa científicamente la educación y la extensión no formal. La metodología se caracteriza por ser una investigación social descriptiva utilizando una metodología científica nos permitiu estudiar un grupo social, es decir, los agricultores. Con este fin, como un instrumento a cabo entrevistas con los familiares de los agricultores en ocho plantas de producción en las comunidades rurales en el municipio de Bagé / RS. Y después de que el análisis de contenido se divide en categorías con el fin de entender la producción social del grupo profesional de que se trate, que son: la Actividad Económica en la Propiedad, Políticas Públicas para la Producción Rural, Evaluación Productor, La Visión de Extensión Rural actual y la Educación no formal. Concluyo diciendo que: El servicio de extensión se lleva a cabo por EMATER/RS. Hay tensión en el papel de la extensión en el proceso de desarrollo rural, guiado por entre la estrategia difusionista, transferencia de tecnología, la extensión rural y el diálogo propuesto, una relación social en el que las personas involucradas en el diálogo y la comunicación. Creemos que todo el mundo tiene la capacidad de reflexionar sobre sus propias experiencias y concepciones en cuanto a la intervención pedagógica. Por supuesto, la propia forma en que expresamos nuestros pensamientos determina una actitud a tomar porque no hay neutralidad. Llegamos a la conclusión de que la apropiación del conocimiento nace de una solución - problema, es decir, el agricultor necesita para resolver un problema es por la motivación espontánea o inducida (extensión) y consciente de la modificación de la conducta a través de un proceso acumulativo de conocimientos y experiencias .
metadata.dc.subject: Letras
Agricultura familiar
Educação não formal
Extensão rural
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: GONÇALO, Francisco Alves da Fonseca e. Educação não formal, contribuição da extensão rural oficial no espaço da agricultura familiar. 32 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2577
metadata.dc.date.issued: 16-Dec-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Franscisco Gonçalo 2015.pdf236.55 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???