Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2570
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de gêneros textuais multimodais no ensino de língua inglesa em escola pública
Autor(es): Luiz, Leandro do Nascimento
Primeiro Orientador: Faveri, Rodrigo Borges de
2° Membro da banca: Assumpção, Simone Silva Pires de
3° Membro da banca: Pereira, Mariana de Mello
Resumo: A língua inglesa ocupa um importante lugar dentro do mundo globalizado atualmente. O desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação contribui muito para isso. Com o avanço dessas tecnologias, novos gêneros textuais de característica multimodal surgiram e, com eles, também novas formas de letramento. Observando essa tendência, um grupo de pesquisadores conhecido como The New London, alertava, já em 1996, sobre a necessidade de incorporar essas novas formas de comunicação às práticas de sala de aula. Com este propósito, o presente trabalho explorou o potencial pedagógico e a aceitação desses novos gêneros pelos alunos, nas aulas de língua inglesa em uma escola pública, através de uma sequência didática de 15 horas. Desta forma, foi possível notar uma mudança no conceito o qual os alunos possuem em relação ao ensino de língua inglesa na escola pública, e seu gradativo engajamento durante as atividades propostas em aula ao deparem-se com os gêneros aos quais possuem maior familiaridade fora de sala de aula.
Abstract: The English language has an important status in our current globalized world. The development of new communication technologies greatly contributed to this. Through the improvement of these technologies, new textual genres with multimodal characteristics and new forms of literacy have emerged. Considering this tendency, a group of researchers known as The New London Group warned, yet at 1996, about the necessity to incorporate these new forms of communication to classroom practices. The goal of this work was to investigate the pedagogical potential and the acceptance of these new multimodal genres by students in the English language classes at a public school, through a didactic sequence of 15 hours. As a result, it was possible to notice a change at the concept students had about English language teaching and learning at public schools, and their gradual engagement during the activities proposed in class at the moment they had contact to these genres they already have familiarity through their daily activities out of classroom.
Palavras-chave: Letras
Língua inglesa
Multiletramentos
Multimodalidade
Ensino
Escola pública
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: LUIZ, Leandro do Nascimento. Uso de gêneros textuais multimodais no ensino de língua inglesa em escola pública. 53 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2570
Data do documento: 18-Nov-2015
Aparece nas coleções:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Leandro Luiz 2015.pdf2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.