???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2515
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: O ensino interdisciplinar de ciências sob uma perspectiva físico-química: sequência didática sobre fisiologia vegetal
Autor(es): Brittes, Ana Helena Carlos
Primeiro Orientador: Martins, Márcio Marques
2° Membro da banca: Fantinel, Leonardo
3° Membro da banca: Guadagnini, Paulo Henrique
4° Membro da banca: Zimmermann, Nilo Eduardo Kehrwald
Resumo: Este trabalho descreve a criação de uma Sequência Didática fundamentada em um formato de hipertexto como meio para o ensino de conteúdos de Fisiologia Vegetal em uma turma da 3ª série do Ensino Médio, composta por 29 alunos em uma escola da rede privada de ensino de Bagé. Utilizou-se como fundamentação teórica a Teoria da Flexibilidade Cognitiva de Rand J. Spiro e a teoria Sociointeracionista de Lev S. Vygotsky. A fisiologia vegetal é um conteúdo que engloba conceitos de biologia, química e física. Assim, portanto tratada como um conteúdo interdisciplinar que abrange áreas diversas da ciência. A fisiologia vegetal nos permite perceber os padrões de semelhança e diferença entre os seres vivos, levando-nos a uma compreensão mais ampla do mundo natural. Perceber que as plantas se alimentam, respiram e excretam de forma análoga à humana é criar um espaço para percebê-las como seres vivos como nós. A pesquisa realizada foi do tipo intervenção pedagógica, de caráter qualitativo e quantitativo. O método de ganho na aprendizagem foi utilizado para uma análise quantitativa dos dados. Para isso foram utilizados pré e pós- testes sobre o conteúdo de fisiologia vegetal. Como resultado, vemos ganhos na aprendizagem de 34,45%. A produção educacional resultante deste trabalho se constitui num material de apoio composto por um hipertexto com diferentes mídias, roteiros de aulas práticas e experimentais que podem servir de apoio para professores de Biologia do Ensino Médio para ministrar suas aulas sobre Fisiologia Vegetal.
Abstract: This paper describes the creation of a Didactic Sequence based on a hypertext as an instrument to teach Plant Physiology contents for a Senior High School group, composed of 29 students in a private school in Bagé. The Rand Spiro Cognitive Theory of Flexibility and Vygotsky's Social Interaction Theory were used as theoretical foundation. Plant physiology is a content that encompasses concepts of biology, chemistry and physics. Thus, it is treated as an interdisciplinary content that covers diverse areas of science. Plant physiology allows us to perceive patterns of similarity and difference between living beings, leading us to a broader understanding of the natural world. Realizing that plants feed themselves, breathe, and excrete in a manner analogous to the human manner means to create a space to perceive them as living beings like us. The research carried out was a pedagogical intervention type, of qualitative and quantitative nature. The learning gain method was used for a quantitative analysis of the data. For this, pre and post-tests were used on the content of plant physiology. As a result, we see learning gains of 34,45%. The educational production resulting from this paper constitutes a support material composed of a hypertext with different media, practical and experimental classes that can be used as support for High School Biology teachers to teach their classes on Plant Physiology.
metadata.dc.subject: Ensino de ciências
Fisiologia vegetal
Interdisciplinaridade
Hipertexto
Físico-química
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
metadata.dc.identifier.citation: BRITTES, Ana Helena Carlos. O ensino interdisciplinar de ciências sob uma perspectiva físico-química: sequência didática sobre fisiologia vegetal.124 p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2515
metadata.dc.date.issued: 20-Dec-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dissertação Ana Helena Brittes 2017.pdf3.34 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
PRODUÇÃO_EDUCACIONAL_ANA_HELENA_BRITTES_FINAL.pdf1.92 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???