Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2514
Tipo: | Dissertação |
Título : | O uso do facebook como ferramenta para favorecer a aprendizagem em biologia |
Autor(es): | Hollweg, Vera Marcielle Miranda |
Primeiro Orientador: | Hölzle, Luís Roberto Brudna |
Resumo: | O trabalho teve como objetivo investigar o potencial educativo do Facebook, utilizando-o como ferramenta para favorecer o ensino em biologia, complementando às aulas presenciais, possibilitando a construção do conhecimento de forma colaborativa e coletiva, através da troca de informações. Para isto, realizou-se a criação de um grupo, denominado Biologia, na rede social Facebook; no qual os alunos foram convidados a participar como membros. Durante o período de aplicação do projeto foram trabalhadas atividades diferenciadas dentro do referido grupo, no qual os alunos puderam participar através de publicações e/ou comentários sobre os conteúdos que vinham sendo estudados na disciplina de biologia. O uso da plataforma buscou a interação entre os discentes, a troca de informações professor-aluno, o compartilhamento de materiais e discussões sobre os assuntos relacionados à disciplina. Ao final da aplicação da proposta, foram observadas as participações dos discentes nas atividades, além de discutir-se sobre as redes colaborativas estabelecidas no grupo Biologia. Concluindo-se que o Facebook contribuiu de forma positiva para a participação dos discentes no processo de construção do conhecimento coletivo, além de contribuir para um aumento do número de interações entre os colegas. Por fim, salienta-se a importância de tentar-se inovar a prática de ensino, a partir da exploração de novas ferramentas, que podem favorecer os processos de aprendizagem e construção do conhecimento. |
Resumen : | The study aimed to investigate the educational potential of Facebook, using it as a tool to support education in biology, complementing the on-site classes, enabling the construction of knowledge collaboratively and collectively, through the exchange of information. For this, there was the creation of a group called Biology on Facebook social network; in which students were invited to participate as members. During the project implementation period, differentiated activities were worked within the group, in which students were able to participate through publications and / or comments on the contents that were being studied in biology discipline. The use of the platform sought the interaction between the students, the teacher-student exchange information, materials sharing and discussions on matters related to the discipline. At the end of the implementation of the proposal, the participation of students in the activities were observed, as well as to discuss on the collaborative networks established in Biology group. Concluding that Facebook has contributed positively to the participation of students in the construction of collective knowledge process, and contribute to an increase in the number of interactions among colleagues. Finally, it highlights the importance of trying to innovate the teaching practice, from the exploration of new tools that can foster learning processes and knowledge building. |
Palabras clave : | Ensino Ensino de biologia Redes sociais Internet |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Citación : | HOLLWEG, Vera Marcielle Miranda. O uso do facebook como ferramenta para favorecer a aprendizagem em biologia. 91 p. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2514 |
Fecha de publicación : | 30-jul-2015 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dis Vera Hollweg 2015.pdf | 3.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ProducaoEducacional-VeraMarcielleMirandaHollweg.pdf | 517.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.