Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2446
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Sistema solar: uma proposta lúdica para o ensino de ciências |
Autor(es): | Machado, Jéssica Penteado |
Primeiro Orientador: | Carneiro, Janaína Viário |
Resumo: | Em virtude dos problemas enfrentados atualmente no Ensino de Ciências busca-se alternativas que possam contribuir para uma melhoria nesse processo. A partir da coleta de dados em relação aos temas abordados no Ensino Fundamental nas Escolas Municipais de Dom Pedrito, optou-se pelo tema “Terra e Universo”, baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, uma vez que estas não desenvolvem este conteúdo nos anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho tem por objetivo proporcionar a construção do conhecimento de Ciências interligando conceitos científicos à forma lúdica. Para a construção do conhecimento, em relação ao tema proposto, será utilizada como metodologia os Três Momentos Pedagógicos apresentada por Delizoicov e Angotti (1994). Assim, busca-se construir uma prática educativa, através de uma oficina temática com o tema Sistema Solar. A oficina agregará atividades lúdicas, utilizando materiais alternativos de baixo custo para possível aplicação em sala de aula como recurso pedagógico para professores desenvolverem conteúdos de disciplinas consideradas abstratas. Uma vez que a utilização de diferentes metodologias de ensino pode aproximar a escola da realidade social e cultural do aluno, contribuindo para a construção do conhecimento de forma dinâmica e contextualizada. |
Resumen : | Due to the problems currently faced in Science Teaching, we are looking for alternatives that can contribute to an improvement in this process. Based on data collection in relation to the themes addressed in the Elementary School in the Municipal Schools of Dom Pedrito, the theme "Terra e Universo" was chosen, based on the National Curricular Parameters, since these did not develop this content in the final years of the Elementary School. The purpose of this work is to provide the construction of knowledge of science, interconnecting scientific concepts to the playful form. For the construction of knowledge, in relation to the proposed theme, the Three Teaching Moments presented by Delizoicov and Angotti (1994) will be used as methodology. Thus, it is sought to build an educational practice, through a thematic workshop with the theme Solar System. The workshop will add recreational activities, using low-cost alternative materials for possible classroom application as a pedagogical resource for teachers to develop contents of disciplines considered abstract. Since the use of different teaching methodologies can bring the school closer to the social and cultural reality of the student, contributing to the construction of knowledge in a dynamic and contextualized way. |
Palabras clave : | Ensino de ciências Aprendizagem contextualizada Sistema solar Science teaching Contextualized learning Solar system |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Dom Pedrito |
Citación : | MACHADO, Jéssica Penteado. Sistema Solar:uma proposta lúdica para o ensino de ciências. 2016. 71f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito,RS. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2446 |
Fecha de publicación : | 8-dic-2016 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JESSICA PENTEADO MACHADO.pdf | JESSICA PENTEADO MACHADO 2016 | 1.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.